Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estaleiros fecham no Brasil com crise na indústria naval

País acumula retrocessos políticos e econômicos no setor

Estaleiros fecham no Brasil com crise na
 indústria naval
Notícias ao Minuto Brasil

13:34 - 19/07/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Retrocesso

Um verdadeiro naufrágio é como se define o setor da indústria naval no Brasil. Atrasos e suspensão na produção de plataformas retraram o acúmulo de retrocessos políticos e econômicos na área.

Segundo a revista Exame, no Rio de Janeiro, o estaleiro que deveria para produzir plataformas de petróleo, está prestes a fechar as portas. Em Inhaúma, quatro navios deveriam ter seus cascos convertidos, mas apenas um deles foi feito no Brasil, com atraso de dois anos.

O fracasso não para por aí. 50 trabalhadores em média entregam seus capacetes e são demitidos, um dia sim, outro não, segundo o sindicato da classe. Os planos do Brasil de usar o pré-sal para construir quase do zero uma indústria offshore de ponta que competiria com os estaleiros asiáticos e abasteceria a Petrobras, foram por água abaixo.

Com a queda no preço internacional do petróleo, a estatal se afundou na maior dívida do setor além do escândalo de corrupção. “É uma combinação de crise econômica, crise política, baixos preços do petróleo e escândalo de corrupção, tudo junto”, disse o sindicalista Jesus Cardoso, que vem assistindo os trabalhadores do Inhaúma nas demissões.

Campo obrigatório