Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONU aprova novas sanções contra a Coreia do Norte

Medidas atingem funcionários e empresas do regime de Kim Jong-un

ONU aprova novas sanções
contra a Coreia do Norte
Notícias ao Minuto Brasil

18:42 - 02/06/17 por Ansa

Economia por unanimidade

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta sexta-feira (2) novas sanções contra a Coreia do Norte por causa de seu programa de testes balísticos e nucleares.

Por unanimidade, os 15 membros do órgão deram aval a uma resolução que insere em uma "lista negra" 14 funcionários do regime de Kim Jong-un, impondo a eles o bloqueio total dos bens e a proibição de viagens internacionais.

Um deles é Cho Il U, tido como chefe do serviço de espionagem de Pyongyang no exterior. As sanções também foram aplicadas a quatro empresas, como o banco Koryo e a Strategic Rocket Forces, ligada ao Exército norte-coreano.

O último teste balístico do país ocorreu em 29 de maio, quando um foguete foi disparado no Mar do Japão. Esse foi o nono lançamento desde o início do ano e o terceiro em menos de um mês.

"O Conselho de Segurança da ONU enviou uma mensagem clara à Coreia do Norte: chega de lançamentos de mísseis balísticos, ou então haverá consequências", declarou a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley.

A tensão na península da Coreia vem se elevando ao longo dos últimos meses, com recorrentes trocas de ameaças entre Washington e Pyongyang. Em determinado momento, a China chegou a dizer que o perigo de uma guerra na região era "grande". (ANSA)

Leia também: ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

Campo obrigatório