Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lei contra embarque de animais vivos no porto de Santos é aprovada

Brasil vende cerca de 600 mil bois por ano para países com restrições religiosas ou que não têm estrutura para importar carne congelada

Lei contra embarque de animais vivos no porto de Santos é aprovada
Notícias ao Minuto Brasil

05:24 - 27/03/18 por Folhapress

Economia Exportação

A Câmara Municipal de Santos aprovou em segundo turno, na noite desta segunda-feira (26), o projeto de lei complementar que proíbe o transporte de cargas vivas na área urbana da cidade.

O objetivo do projeto é impedir o embarque de de animais vivos pelo porto de Santos para serem abatidos em outros países

"Agora é esperar que o prefeito sancione", escreveu o vereador Benedito Furtado (PSB), autor do projeto em sua página em uma rede social.

Para entrar em vigor depende da aprovação do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB)

O projeto de lei exclui animais domésticos, como cães e gatos.

+ Odebrecht assina 1º contrato de licitação pública depois da Lava Jato

A discussão municipal se sobrepõe a um embate jurídico travado no início de fevereiro, quando o juiz Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Cível Federal de SP, emitiu uma liminar determinando o desembarque de animais que seriam levados vivos para o abate na Turquia a bordo do navio Nada.

A liminar foi uma resposta a um pedido do Fórum Nacional de Proteção e Defesa do Animal, que alegou haver maus-tratos na embarcação Nada.

Contudo, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) derrubou a liminar atendendo a um pedido da AGU (Advocacia-Geral da União) e liberou o embarque dos animais.

A Justiça pediu o relatório de uma veterinária, que verificou "imensa quantidade de urina e excrementos", que tornariam difícil a respiração no navio, "animais alocados (...) em espaços exíguos" menores que 1 m² por indivíduo, "impedindo qualquer tipo de descanso ou passeio para o animal".

Um laudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) contestou a análise, e diz que os currais estavam "limpos, bem dimensionados, com piso adequado a movimentação animal".

O Brasil exporta cerca de 600 mil bois vivos por ano. O destino são países com restrições religiosas ou que não têm estrutura para importar carne congelada.

MULTA

Em 16 de fevereiro, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multou em R$ 450 mil o terminal Ecoporto, no Porto de Santos, pelo embarque.

Segundo a companhia, o navio causou desconforto em toda a cidade devido ao forte cheiro de estrume que se espalhou por vários bairros. A empresa foi autuada com base em uma lei estadual que trata de infrações e sanções administrativas relacionadas ao meio ambiente. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório