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Líder deve ser exemplo de atitude digital, diz diretor do Walmart.com

O desafio maior para as organizações, entretanto, não reside nos aspectos tecnológicos

Líder deve ser exemplo de atitude digital, diz diretor do Walmart.com
Notícias ao Minuto Brasil

17:41 - 02/05/18 por Folhapress

Economia Empresa

As tecnologias emergentes e sua evolução exponencial têm forte impacto sobre os negócios em praticamente todos os setores econômicos.

Acompanhá-las, identificar o potencial de impacto e estabelecer estratégias de atuação adequadas são, certamente, algumas das tarefas mais críticas para os executivos.

O desafio maior para as organizações, entretanto, não reside nos aspectos tecnológicos, mas sim na revisão do modelo de governança corporativa e das políticas da empresa e no estímulo ao pensamento divergente.

Pessoas são naturalmente resistentes a mudanças e constroem organizações que representam a soma dessas resistências.

Paulo Silva, diretor-executivo do Walmart.com, reconhecido e respeitado como um profissional inovador com atitudes digitais, ressalta a importância do papel do CEO nesse contexto.

"O CEO deve provocar discussões sem amarras e estimular a equipe a enxergar o dia a dia por uma perspectiva diferente. Existem metodologias apropriadas para isso, mas o CEO precisa dar o exemplo." Paulo recomenda a criação de colegiados provocativos "trans-áreas", propiciando momentos formais para que as práticas cotidianas sejam questionadas com liberdade.

Segundo ele, a tecnologia é apenas um dos recursos para inovação. Para "surfar" novas ondas é necessário ter objetivos e são os consumidores que determinam esses objetivos.

"Os consumidores são os verdadeiros agentes de transformação. Não é a tecnologia exponencial, mas o uso exponencial da tecnologia que realmente importa."

De um modo ou de outro, é importante para a empresa reconhecer a necessidade de inovar e agir com a velocidade necessária que, ainda de acordo com Paulo, é pautada pelo consumidor.

"Cada mercado tem a sua velocidade e compete à liderança da empresa estimular a inovação e remover os obstáculos."

As estruturas de governança corporativa podem ser determinantes para a capacidade inovadora de uma organização.

Paulo sugere que o Conselho Consultivo incorpore profissionais com perfil inovador que sejam capazes de "aceitar" resultados de longo prazo, já que inovações realmente transformadoras costumam levar de três a cinco anos para serem implementadas.

Um conselho focado em resultados de curto prazo não dará suporte à verdadeira inovação.

Inovações quase sempre demandam mudanças nas políticas e práticas da empresa e a área de compliance precisa ser convidada a participar dos projetos desde o seu início para indicar os caminhos mais adequados para a implementação dessas mudanças.

"É fundamental que a equipe de compliance seja, também, agente de transformação para que não se transforme num obstáculo para a inovação." Com informações da Folhapress.

* Flavio Ferrari é consultor e palestrante em comunicação, inovação e transformação digital. Foi diretor dos institutos Ibope Media, Ipsos e GfK. Este é o primeiro de uma série de "insights" para o livro "Atitude Digital", com o apoio da ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes)

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