Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo diz que relação comercial é favorável para o EUA

Declaração de Abrão Neto é em resposta a Trump, que afirma que Brasil é um dos países mais difíceis do mundo para ter relações comerciais

Governo diz que relação comercial é favorável para o EUA
Notícias ao Minuto Brasil

19:33 - 01/10/18 por Folhapress

Economia Resposta

Após as críticas do presidente americano Donaldo Trump às relações comerciais com o Brasil, o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Abrão Neto, afirmou que os EUA tiveram um superávit de US$ 90 bilhões apenas no comércio de bens com o Brasil nos últimos dez anos.

"Se forem considerados bens e serviços, essa relação é favorável para os EUA em US$ 250 bilhões", afirmou o secretário, durante a divulgação da balança comercial brasileira de setembro.

"No ano passado, nossas exportações para os EUA cresceram 6,2%, e nossas importações mais que o dobro, 13,3%. Existe um viés crescente da corrente de comércio", completou.

+ Balança comercial tem superávit de 4,971 bilhões de dólares em setembro

De acordo com Abrão, é necessário entender melhor o contexto e teor das declarações de Trump.

"Nós precisamos entender mais em detalhes qual é o contexto e o teor do pontos de preocupação externados pelos EUA. De maneira geral, temos uma relação comercial muito positiva com os EUA, é o nosso segundo principal parceiro comercial. Temos um comércio com um perfil muito complementar e estratégico de trocas comerciais", ponderou.

O secretário também disse que há diversos temas que podem ser aprofundados na relação bilateral.

"Há uma avenida de temas a serem aprofundados na relação bilateral, que podem contribuir mais ainda para o fortalecimento do comércio entre Brasil e EUA." Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório