Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas pedem, mas OMS não vê necessidade de adiar os Jogos

"Cancelar ou mudar o local de realização dos Jogos Olímpicos de 2016 não vai alterar significativamente a propagação internacional do vírus da zika", diz OMS em nota

Cientistas pedem, mas OMS não vê necessidade 
de adiar os Jogos
Notícias ao Minuto Brasil

10:27 - 28/05/16 por Folhapress

Esporte Zika

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta sexta-feira (27) que "cancelar ou mudar o local de realização dos Jogos Olímpicos de 2016 não vai alterar significativamente a propagação internacional do vírus da zika".

A declaração aconteceu em resposta à divulgação de uma carta enviada à organização e assinada por 150 cientistas de diferentes partes do mundo, que pedia o adiamento ou a transferência de local dos Jogos Olímpicos devido ao surto de zika, "em nome da saúde pública".

Os especialistas acreditam que as descobertas recentes sobre o zika tornam "antiética" a manutenção dos Jogos no Rio. Entre os signatários estão Philip Rubin, consultor científico da Casa Branca, médicos e especialistas em ética médica de instituições como as universidades de Oxford, no Reino Unido, e Harvard e Yale, nos Estados Unidos.

Entretanto, a OMS diz que "não há nenhuma justificativa de saúde pública para adiar ou cancelar os Jogos" com base na avaliação atual do vírus da zika. "A OMS continuará monitorando a situação e atualizando as recomendações, se necessário", informou a organização, em nota.

Ao todo, cerca de 60 países registram transmissão do vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Em meio à polêmica sobre a recomendação do grupo de cientistas em relação à Olimpíada, a OMS voltou a reforçar algumas orientações a turistas e atletas que pretendem viajar para o evento. A primeira é que seja feita uma consulta a um profissional de saúde antes da viagem, além de seguir as orientações das autoridades de saúde do país.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório