Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PF cumpre 60 mandados de prisão contra tráfico internacional de drogas

Estados atingidos são Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro

PF cumpre 60 mandados de prisão contra tráfico internacional de drogas
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 10/10/17 por Folhapress

Justiça Em contêineres

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, realiza nesta terça duas operações para desmantelar grupos criminosos voltados ao tráfico internacional de cocaína por portos marítimos de Santa Catarina.

+ PM aposentado e mais 8 acusados de explorar caça-níquéis são presos

As quadrilhas inseriam cargas de drogas em contêineres que exportavam mercadorias legais.

As operações, batizadas de Oceano Branco e Contentor, contam com cerca de 450 policiais federais e 25 servidores da Receita. São cumpridos 104 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de prisão preventiva, 15 de prisão temporária, 12 conduções coercitivas e sequestros de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas bancária.

Os Estados atingidos são Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. Nas duas operações houve apreensões de droga no país e no exterior.

CONTENTOR

Iniciada no fim de 2016 na Delegacia de Polícia Federal em Joinville (SC), a operação apreendeu cerca de duas toneladas de cocaína. Apurou-se que a droga era adquirida na fronteira com a Bolívia e entrava no Brasil em pequenos aviões que pousavam no aeroclube de São Francisco do Sul (SC). De lá, era levada para chácaras, disposta em bolsas e inseridas em contêineres que sairiam pelo porto de Itapoá.

OCEANO BRANCO

A operação, que teve início em março de 2016 em Itajaí (SC), apreendeu seis toneladas de cocaína em 12 ações no Brasil e no exterior. A investigação apurou que três grupos criminosos embarcavam grandes quantidades da droga por meio de contêineres que partiam do Complexo Portuário Itajaí-Navegantes, escondida em cargas de mercadorias como bobinas de aço, abacaxi em latas e blocos de granito.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico internacional de entorpecentes, bem como falsificação de documentos e uso de documentos falsos. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório