Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinco alternativas para diminuir o consumo de carne vermelha

É possível reduzir o consumo e ainda manter a saúde

Cinco alternativas para diminuir o consumo de carne vermelha
Notícias ao Minuto Brasil

22:11 - 02/03/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

O consumo excessivo de carne vermelha pode desencadear alguns problemas de saúde, como o aumento do colesterol, hipertensão e maior risco de doenças do coração.

Para se previnir de futuros problemas e também com o objetivo de adotar um estilo de vida mais saudável, muitas pessoas procuram dicas para diminuir o consumo de carne vermelha no dia a dia.

A revista Corpo a Corpo conversou com a nutricionista Vivian Talarico, da L&L Espaço Vida ao Corpo, de São Paulo, e listou cinco dicas que podem ser úteis para quem deseja adotar novos hábitos alimentares.

1. Diminua o consumo de carnes gordas

Reduza o consumo de carnes gordurosas, como picanha, costela, cupim e fraldinha. No lugar, invista em carne vermelha magra: alcatra, contrafilé, filé-mignon e patinho.

2. Minimize o número de porções de carne vermelha por semana

A nutricionista Vivian Talarico recomenda que apenas cinco refeições semanais tenham carne vermelha. O ideal é apostar em outras fontes de proteínas.

3. Adote a "Segunda Sem Carne"

Essa é uma campanha que procura conscientizar as pessoas sobre o impacto que o consumo de carne vermelha causa na saúde, meio ambiente e na sociedade. A publicação explica que a proposta é tirar essa proteína do cardápio pelo menos uma vez por semana, ajudando gradativamente a reduzir o consumo. A campanha existe em 35 países, sendo que no Reino Unido é encabeçada por ninguém menos que o ex-Beatle Paul McCartney.

4. Encontre outras fontes de proteínas

Segundo a revista, peixes e aves são as opções mais clássicas, mas você também pode partir para fontes vegetais: folhas verde-escuras, cogumelos, quinoa, grão-de-bico, milho, feijão-fradinho, brotos em geral e ervilha são ótimas opções.

5. Considere a suplementação

A nutricionista destaca que, ao diminuir o consumo de carne vermelha, é preciso ter atenção aos nutrientes que se deixa de absorver. Por isso, além de reforçar o cardápio, é possível procurar uma nutricionista para indicar algum tipo de suplemento alimentar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório