Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprenda a aproveitar todas as partes dos alimentos

A casca da banana, o talo de algumas verduras e as folhas de alguns legumes devem ir para a panela, ao invés do lixo

Aprenda a aproveitar todas as partes dos alimentos
Notícias ao Minuto Brasil

10:32 - 25/05/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Não desperdice!

Vivemos em um mundo no qual milhões de pessoas passam fome, todos os dias, e toneladas de alimentos são desperdiçadas. Por isso, e também pelos benefícios nutricionais, os especialistas afirmam que é imperativo começar a usar todas as partes dos alimentos.

A casca da banana, por exemplo, possui duas vezes e meia mais vitamina C do que a polpa da fruta. Além dela, as partes menos convencionais, como talos, folhas e cascas, que costumam ir para o lixo, geralmente são muito saudáveis.

"As partes não convencionais dos alimentos possuem um rico valor nutricional, ou seja, a quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas concentradas podem aparecer até em quantidade maior do que na parte costumeiramente utilizada", observa a nutricionista Lenita Borba do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia ao site Minha Vida.

Confira a seguir algumas dicas e comece já a extrair todos os beneficios dos alimentos que consome:

Casca de abóbora

Rica em fibras, vitamina C e carotenoides, a casca da abóbora pode ser assada, que fica perfeitamente comestível.

Um estudo sul-coreano publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos concluiu que a casca da abóbora possui uma proteína chamada Pr-2 que tem um poderoso efeito antifúngico contra infecções vaginais, assaduras e outros problemas de saúde.

Semente de abóbora

Rica em fibras, proteínas, potássio e lipídios, a semente pode ser utilizada em saladas ou como um aperitivo. A semente de abóbora já tem sido amplamente comercializada em casa de produtos naturais.

Casca de banana

Rica em vitaminas A, C e do complexo B e fósforo, a casca da banana pode ser torrada e virar uma deliciosa farofa ou no preparo de bolos e geleias.

Uma pesquisa publicada pela Bioscience, Biotechnology and Biochemistry, revista da Sociedade Japonesa de Biociência, Biotecnologia e Agroquímica concluiu que a casca de banana é benéfica para quem possui câncer de próstata.

Casca de maracujá

Consideramos a casca do maracujá aquela parte branca da fruta, rica em pectina, niacina, ferro, cálcio e fósforo. A farinha de maracujá promove a saciedade, contribuindo para o emagrecimento, previne o diabetes e ajuda quem já tem o quadro, colabora com a digestão e melhora as taxas de colesterol e triglicérides. Adicione em cremes, para fazer molho de carne, como purê e doces.

Casca de laranja

Rica em fósforo, cálcio, fibras e em carboidratos, a casca de laranja pode ser utilizada para aromatizar o arroz e os molhos e em doces.

Talos de agrião

O talo de agrião é rico em vitaminas A, C, do complexo B, fósforo e ferro e pode ser ingerido cru em saladas ou em maioneses de legumes ou até como recheio de empadas, tortas e pastel.

Talo de brócolis

Rico em vitamina C e A e é utilizado para enriquecer preparações ou em recheios. De acordo com o American Institute for Cancer Research dos Estados Unidos, o talo do brócolis também é rico em isotiocianatos, fitoquímicos que podem desempenhar um papel no combate ao câncer. Versátil, o talo do brócolis pode ser usado em sopas, purês, para incrementar o arroz e até no feijão.

Talo de couve

O talo da couve é rico em cálcio e potássio e pode ser usado tal como o talo do brócolis.

Folha de beterraba

A folha de beterraba possui 17 vezes mais vitamina C do que a polpa da laranja, além de ser fonte de carotenóides e potássio e pode ser consumido cru em saladas e também como um charuto preenchido com o recheio de sua preferência.

Folha de couve-flor

A folha de couve-flor é rica em vitamina C, fósforo e cálcio e pode ser usado como substituto para a couve, podendo ser consumido cru ou refogado.

Semente do melão

Outra semente rica em fibras, carotenóides, proteínas e lipídios. Pode ser consumida seca e depois triturada e adicionada na salada de frutas ou em saladas.

Rama de cenoura

A rama de cenoura possui vitamina C, carotenóides, ferro e cálcio e pode ser consumida em molhos de, crua na salada ou cozida em sopas.

Casca de batata

Parece estranho, mas é mais gostoso do que a batata normal. A casca é rica em fibras, cobre, manganês, potássio e vitaminas do complexo B. Asse as batatas com casca, frite, coma as cascas e faça purê do miolo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório