Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sabia que o fumo também afeta a saúde de amigos e parentes

Dia 29 de agosto é Dia Nacional de Combate ao Fumo no Brasil

Sabia que o fumo também afeta a saúde 
de amigos e parentes
Notícias ao Minuto Brasil

05:48 - 28/08/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alerta

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte modificável no mundo. No Brasil, dados da Vigitel apontam que 10,8% dos brasileiros fumam, o que corresponde a mais de 22 milhões de pessoas. Os números são alarmantes e justificam a intensa campanha pelo fim do tabagismo.

O cardiologista do Hospital VITA, Mario Sérgio Julio Cerci, afirma que o hábito de fumar é um dos maiores fatores de risco que levam ao infarto do miocárdio e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), as duas mais freqüentes causas de morte no mundo, além de potencializar problemas pulmonares, como o câncer de pulmão.

O médico alerta, ainda, para o perigo que o hábito de fumar causa às pessoas próximas ao fumante: “Familiares e amigos também são afetados pelos males do cigarro, uma vez que sofrem o chamado ‘fumo passivo’, absorvendo os componentes tóxicos por meio da respiração”, explica.

Atualmente já existem exames regulares e programas para auxiliar no abandono do tabagismo, uma vez que a dependência é orgânica e psíquica. Alguns remédios também auxiliam neste processo, porém, devem ser receitados por um médico especialista.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório