Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Por que as doenças autoimunes atacam mais as mulheres?

Um novo estudo pode ter identificado as razões para os homens não serem tão afetados por este tipo de problema

Por que as doenças autoimunes atacam mais as mulheres?
Notícias ao Minuto Brasil

16:34 - 23/12/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Corpo

Quando o sistema imunológico, feito para defender e proteger o corpo, decide atuar contra ele, ocorre a chamada doença autoimune, uma condição que tem sido mais associada às mulheres, apesar de não haver uma explicação científica para o fenômeno. Contudo, cientistas acreditam que o fato pode ocorrer por conta dos hormônios.

Uma nova pesquisa aponta que a verdadeira explicação pode estar na genética. No estudo publicado na revista ‘Nature Immunology’, é possível constatar genes específicos entre os diferentes sexos que estão associados a uma maior probabilidade de a pessoa ser portadora de uma doença autoimune.

No total, a equipe de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu 661 genes que se manifestam de forma diferente dependendo dos sexos. Muitos apresentam funções imunológicas que se sobrepõem a caminhos genéticos e genes de risco relacionados a doenças autoimunes. No final, os pesquisadores acabaram por descobrir o que chamaram de VGLL3, um dos maiores reguladores do sistema imunológico da mulher.

A pesquisa focou também em examinar como as doenças autoimunes afetam a pele. Para isso, fizeram biopsias na pele de 31 mulheres e 51 homens para que pudessem notar quais as diferenças genéticas entre os dois gêneros. 

Os cientistas detectaram mais de 80 tipos de doenças autoimunes, desde a psoríase – que causa inflamações na pele -, até lúpus. O que poucos talvez saibam é que é possível ter mais do que uma ao mesmo tempo. O que se nota até o momento é que as mulheres são sempre as mais afetadas.

Leia também: OMS confirma que vacina contra Ebola é 100% eficaz

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório