Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba o melhor jeito de fazer comida saudável para o seu bebê

A introdução alimentar do bebê, após os seis meses, é uma fase muito importante e pode determinar os hábitos alimentares e predisposição a doenças por toda a vida

Saiba o melhor jeito de fazer comida saudável para o seu bebê
Notícias ao Minuto Brasil

13:30 - 07/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle INTRODUÇÃO ALIMENTAR

A primeira fase de alimentação do bebê, após a amamentação, é de extrema importância, pois é quando começa a descobrir novos sabores. E para auxiliar as mães na hora da preparação de uma “papinha” salgada e a introdução de frutas, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, preparou dicas incríveis para deixar a comida nutritiva e ao mesmo tempo muito saborosa.

+ Idade do pai também é determinante para a saúde do bebê

Segundo a nutricionista da Codeagro Sizele Rodrigues, os alimentos podem ser inseridos na alimentação da criança a partir dos 6 meses de idade, e de forma gradual. “O ideal é que não se use sal durante a preparação, sendo que a criança ainda não possui paladar para esse tempero. Já temperos naturais como alecrim, manjericão, cebolinha, salsinha e tomilho podem e devem ser utilizados para dar sabor à comida”, completou Sizele.

Mas então vem uma dúvida frequente, quais alimentos usar e qual a consistência ideal para servir à criança? Para que haja estímulo da mastigação, não é indicado bater a comida no liquidificador ou passar numa peneira, o correto é apenas cozinhar os alimentos e amassá-los com um garfo, desta forma os nutrientes também serão melhor preservados. Na hora da preparação, todos os grupos de alimentos devem ser considerados, como:

- Cereais e tubérculos (arroz, aipim, batata-doce, macarrão, batata, mandioca, mandioquinha, inhame...)

- Hortaliças (folhas verdes, abóbora, beterraba, quiabo, cenoura, tomate, chuchu, abobrinha...)

- Carnes (frango, peixe, boi) e ovos

- Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha seca, soja, grão-de-bico...)

E as frutas? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), nenhum tipo de fruta é contra-indicado, e devem ser introduzidas na alimentação somente após o sexto mês, no lugar de uma mamada ou outra.

- O indicado é que não sejam trituradas e, sim, amassadas com o garfo.

- Na hora de oferecer à criança, que seja uma fruta de cada vez, para que crie paladar e aprenda a diferenciar sabores como o doce e o azedo.

- Podem ser ofertadas como suco, mas o ideal é que seja in natura, ou seja, na forma de papas, pois os sucos possuem alta concentração de frutose (açúcar das frutas) o que pode causar picos de insulina no sangue, criando uma pré-tendência à diabetes. Os especialistas recomendam que açúcar e sucos somente sejam introduzidos após os 2 anos de idade.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório