Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grécia enfrenta onda de calor com temperaturas que podem atingir 45 graus

E pode aumentar! 

Grécia enfrenta onda de calor com temperaturas que podem atingir 45 graus
Notícias ao Minuto Brasil

10:29 - 30/07/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Calor

A Grécia enfrenta uma onda de calor que os especialistas temem poder vir a ser a pior dos últimos 35 anos com temperaturas que vão atingir os 45 graus durante vários dias, segundo as últimas previsões.   

A onda de calor coincide com as férias de verão.

No porto de Pireu, em Atenas, formaram-se hoje longas filas de passageiros que esperaram sob um sol escaldante o controle dos certificados de Covid-19 para poderem realizar o embarque com destino às ilhas de destino. 

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, a onda de calor deve-se a uma massa de ar quente que vai percorrer o território grego da costa oeste ao litoral leste.  

Os meteorologistas preveem que durante a próxima semana as temperaturas vão permanecer muito elevadas. 

A previsão indica que durante a noite as temperaturas mínimas vão ser também muito elevadas, superiores a 30 graus. 

O diretor do Serviço Meteorológico Nacional, Theodoris Kolydas, qualificou a situação como "perigosa" sublinhando que se espera "um pico" relativo a temperaturas altas nas próximas segunda-feira e terça-feira com uma descida lenta que vai prolongar-se até ao final da próxima semana. 

Perante as previsões sobre o aumento das temperaturas, várias autarquias puseram em funcionamento salas climatizadas abertas durante todo o dia para proteção dos grupos de pessoas mais vulneráveis. 

A Associação dos Médicos de Atenas instou os cidadãos a beberem muita água, evitarem bebidas alcoólicas e que se refresquem com frequência. 

A associação apelou à população para evitar os transportes durante as horas de muito calor, especialmente no centro de Atenas devido à poluição. 

Campo obrigatório