Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA confirmam quatro casos de transmissão local de zika na Flórida

É a primeira vez que os mosquitos portadores da zika estão presentes na zona continental dos EUA

EUA confirmam quatro casos de transmissão local de zika na Flórida
Notícias ao Minuto Brasil

13:46 - 29/07/16 por Noticias ao Minuto

Mundo Aedes aegypti

As autoridades de saúde da Flórida (EUA) informaram nesta sexta-feira (29) que quatro pessoas contraíram localmente o vírus da zika. É a primeira vez que os mosquitos portadores da zika estão presentes na zona continental dos EUA.

O governador da Flórida, Rick Scott, disse que a transmissão do vírus ocorreu em uma pequena área em Miami. Segundo ele, uma mulher e três homens foram infectados em Miami e no Condado de Broward. Contudo, as autoridades não informaram se a mulher estava grávida.

As autoridades de saúde ainda tentam identificar os mosquitos portadores do vírus, mas já descartam a possibilidade de outros de meios de transmissão, como viagem para países com surto de zika ou contato sexual.

O Estado já registrou 381 casos da zika, todos eles em pessoas que tinham viajado para países ou territórios onde o vírus está em circulação. As autoridades de saúde dos Estados Unidos já haviam advertido que era possível que ocorressem surtos locais de zika no país com a chegada do verão, especialmente após a rápida propagação da infecção na América do Sul e na América Central ao longo dos dois últimos anos.

Não existe vacina, tratamento nem exames de diagnóstico rápido para este vírus, descoberto em 1947 em Uganda. O zika é transmitido na maioria das vezes pela picada do mosquito Aedes Aegypti, e em alguns casos por contato sexual. Em geral, a doença provoca sintomas brandos e muitas vezes passa despercebida.

O vírus pode provocar, porém, transtornos neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré, ou má-formações congênitas graves e irreversíveis, como a microcefalia, que se caracteriza por um desenvolvimento insuficiente do cérebro, em fetos de mulheres que foram infectadas pelo vírus durante a gravidez. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório