Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dona Marisa sugeriu fazer nova sede do Instituto Lula, diz Bumlai

Ex-primeira-dama não queria que o petista soubesse da novidade, de acordo com o pecuarista

Dona Marisa sugeriu fazer nova sede 
do Instituto Lula, diz Bumlai
Notícias ao Minuto Brasil

12:52 - 09/05/17 por Notícias Ao Minuto

Política Depoimento

O pecuarista José Carlos Bumlai afirmou nesta terça-feira (9), em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, que a ex-primeira-dama Marisa Letícia sugeriu fazer uma nova sede para o Instituto Lula. De acordo com o depoimento, a ex-primeira-dama não queria que o marido soubesse da novidade. As informações são do jornal O Globo.

Bumlai prestou depoimento por videoconferência na manhã desta terça-feira no processo em que Lula é acusado de receber benefícios da empreiteira Odebrecht - dois imóveis, sendo uma cobertura em São Bernardo do Campo (SP) e um prédio em Indianópolis, capital paulista, que não foi usado pelo Instituto.

Em depoimento de delação premiada, o empresário Marcelo Odebrecht disse ter sido procurado pelo advogado Roberto Teixeira e pelo pecuarista José Carlos Bumlai, que teriam apresentado o imóvel para ser sede do Instituto Lula.

Segundo ele, os dois foram avisados que o dinheiro teria de sair da conta corrente de propina mantida com o PT. Por isso, teriam de obter autorização do ex-ministro Antonio Palocci, que, segundo ele, seria responsável por movimentar os valores.

Na ação, o Ministério Público Federal (MPF) afirma que, como parte de acertos de propinas de contratos da Petrobrás, o Grupo Odebrecht teria ofertado ao ex-presidente vantagem indevida, de cerca de R$ 12 milhões, com a compra do imóvel da Rua Dr. Haberbeck Brandão.

A vantagem teria sido aceita, e a transferência não teria sido ultimada por problemas pendentes com o imóvel. Marcelo Odebrecht disse que o valor, como não foi utilizado, voltou à conta de propinas do PT.

Campo obrigatório