Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PSB, PDT e PCdoB não chegam a consenso sobre presidência da Câmara

Os partidos devem apoiar candidatos diferentes para a disputa, mas devem seguir sendo um bloco

PSB, PDT e PCdoB não chegam a consenso sobre presidência da Câmara
Notícias ao Minuto Brasil

07:33 - 16/01/19 por Estadao Conteudo

Política Brasília

Após uma reunião que durou cerca de três horas, líderes do PDT, do PSB e do PCdoB saíram sem um consenso para o bloco sobre o apoio à presidência da Câmara, nesta terça-feira, 15. Os partidos devem apoiar candidatos diferentes para a disputa, mas devem seguir sendo um bloco.

"Fiz um apelo para que eles revejam a posição deles. Mas não devemos rever a nossa", disse o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

Enquanto PDT e PCdoB já sinalizaram preferência pelo apoio ao favorito na disputa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o PSB ainda resiste. A legenda considera que Maia se tornou um candidato governista após receber o apoio do PSL, de Jair Bolsonaro.

Veja também: Bolsonaro se reúne com Macri pela primeira vez nesta quarta-feira

Estiveram na reunião, realizada na sede do PSB, em Brasília, os presidentes e líderes na Câmara dos partidos: Luciana Santos (PCdoB), Orlando Silva (PCdoB-SP), Carlos Siqueira (PSB), Tadeu Alencar (PSB-PE), Carlos Lupi (PDT) e André Figueiredo (PDT-CE).

Até a semana passada, o grupo não descartava buscar outros partidos para aumentar a composição, como o PP, o MDB e até o PT, dono da maior bancada na Casa.

A articulação de um bloco mais amplo de centro-esquerda tem o objetivo de garantir espaços importantes na direção da Câmara e no comando das comissões temáticas, que são divididas de acordo com o tamanho dos blocos parlamentares.

A eleição para a presidência da Casa ocorrerá no dia 1º de fevereiro, mesma data em que os deputados tomarão posse. Com informações do Estadão Conteúdo.

Veja também: Sergio Moro expulsou 11 estrangeiros do Brasil desde 1º de janeiro

Campo obrigatório