Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quanto tempo demora para 'hackear' uma password? Veja se a sua é segura

Uma senha que inclui caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas, é muito mais complicada de hackear do que uma senha simples.

Quanto tempo demora para 'hackear' uma password? Veja se a sua é segura
Notícias ao Minuto Brasil

08:08 - 12/05/24 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Segurança

O roubo de passwords de redes sociais, aplicativos de mensagens, serviços de e-mail é cada vez mais comum.

Embora seja possível impedir que os hackers acedam aos nossos dados, a eficácia dos ataques depende de vários fatores de segurança.

Um deles é o tipo de senha que utilizamos nos diversos serviços online.

Embora existam sites que podem verificar o quão segura é uma senha em poucos segundos, saber em detalhe quanto tempo um hacker leva para obtê-la ajuda muito.

Segundo o La Vanguardia, que cita a empresa Hive Systems, uma senha que inclui caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas, é muito mais complicada de hackear do que uma senha simples.

A Hive Systems, especialista em segurança informática, publicou uma tabela bastante completa que mostra o tempo que leva para hackear uma password. Nesta tabela é possível ver que o comprimento da chave impacta totalmente o tempo que leva para hackeá-la.

Notícias ao Minuto © Hive Systems

Cada uma das linhas mostra o número de caracteres que essas passwords possuem. Da mesma forma, as colunas indicam de que tipo de caracteres é composta. Entenda melhor:

  • Senhas numéricas de 4 a 10 caracteres: podem ser hackeadas em menos de 1 segundo;
  • Senhas numéricas de 11 a 18 caracteres: leva de 2 segundos a 9 meses para hackeá-las;
  • Senhas com letras minúsculas de 4 a 10 caracteres: o tempo necessário para hackeá-las varia de 1 segundo a 58 minutos;
  • Senhas com letras minúsculas de 11 a 18 caracteres: leva de 1 dia a 23 milhões de anos para serem hackeadas;
  • Senhas com letras minúsculas e maiúsculas de 4 a 10 caracteres: o tempo varia de 1 segundo a 1 mês;
  • Senhas com letras minúsculas e maiúsculas de 11 a 18 caracteres: hackear esses tipos de senhas leva de 5 a 6 mil milhões de anos;
  • Senhas com números, letras minúsculas e maiúsculas de 4 a 10 caracteres: o tempo para hackeá-las varia de 1 segundo a 7 meses;
  • Senhas com números, letras minúsculas e maiúsculas de 11 a 18 caracteres: hackeá-las leva de 41 a 100 mil milhões de anos;
  • Senhas com números, letras minúsculas e maiúsculas e símbolos de 4 a 10 caracteres: leva de 1 segundo a 5 anos para hackeá-las;
  • Senhas com números, letras minúsculas e maiúsculas e símbolos de 11 a 18 caracteres: hackeá-las leva de 34 mil anos a 4 mil milhões de anos.

Resumindo, as senhas criadas a partir de números são as mais fáceis de hackear. Quando símbolos, letras e comprimento (mais de 10 caracteres) são adicionados a uma senha, é praticamente impossível.

Leia Também: WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

Campo obrigatório