• 05 MAIO 2024

Cientistas descobrem 'planeta-bebê' de 2 milhões de anos

Corpo celeste é o mais jovem já encontrado e gira em torno de uma estrela da constelação de Touro

Cientistas descobrem 'planeta-bebê'
de 2 milhões de anos

10:43 - 08/09/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Astronomia

Um grupo de 14 cientistas, incluindo uma astrofísica brasileira, encontrou na constelação de Touro o planeta V830 Tau B, de 2 milhões de anos. Trata-se do corpo celeste mais jovem descoberto pela ciência até hoje. O artigo que detalha a pesquisa foi publicado pela revista Nature.

"É um passo importante para gente entender como 'nascem' os planetas", disse a pesquisadora Silvia Alencar, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em entrevista ao G1.

O planeta é localizado há 430 anos-luz da Terra e tem quase a mesma massa que Júpiter - cujo raio é onze vezes superior ao da Terra. O "recém-nascido" gira em torno da estrela V830 Tauri.

No total, a pesquisa durou cerca de um mês. Uma das principais dificuldades do estudo foi mapear o entorno da estrela V830 Tauri, considerada muito ativa. "O desafio técnico de observar o entorno de estrelas jovens é porque a característica de jovens planetas atrapalha as medidas. É necessária uma precisão muita grande para achar planetas", explicou Silvia.

A descoberta do V830 Tau B comprova a hipótese de que os planetas podem se aproximar de seu sol se deslocando pela nuvem de gás e poeira que fica ao redor de estrelas em sua origem. O "planeta-bebê" evidencia que isso ocorre desde o início da "vida" dos corpos celestes.

Agora, grupo de pesquisadores que trabalham com Silvia - de países como Alemanha, França, Grã-Bretanha, Canadá, Taiwan e Estados Unidos - espera encontrar outros planetas semelhantes para desvendar as origens do universo.