Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China terá ’pontes invisíveis’ em montanhas que inspiraram ’Avatar’

As estruturas serão construídas no parque natural de Zhangjiajie em 2018

China terá ’pontes invisíveis’ em montanhas que inspiraram ’Avatar’
Notícias ao Minuto Brasil

10:45 - 24/12/16 por Folhapress

Tech Construção

Três 'pontes invisíveis' serão construídas no parque natural de Zhangjiajie, na China, em 2018. O local, que fica na província de Hunan, serviu de inspiração para o diretor James Cameron criar as montanhas flutuantes do filme 'Avatar'.

As estruturas serão feitas de vidro e espelho de aço inoxidável. A ideia é que as pontes se integrem por completo à paisagem do parque, composta por mais de 3 mil colunas arenosas com vegetação de floresta tropical, declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1992.

A primeira foi projetada com um formato elíptico, que espelha seu entorno. No meio, uma abertura permite que os visitantes mais corajosos se deitem sobre uma rede feita de material super-resistente. A segunda contará com dois níveis: o superior, que conecta duas rochas, e o inferior, que permite a experiência de um momento de descanso 'no ar'.

Na terceira, o piso terá um caminho sinuoso feito com espelhos d'água de dois centímetros. A cada sete minutos, a água é pulverizada, criando uma nuvem em meio às montanhas.

Além das pontes, três pavilhões serão construídos e abertos à visitação. Terão mirante com vista de 360º para o parque, lanchonete e hotel. O projeto, realizado pelo escritório de arquitetura francês Martin Duplantier Architectes, foi vencedor de uma competição internacional de design. O início da construção está previsto para 2018.

No mesmo parque, foi inaugurada, em agosto deste ano, a maior ponte de vidro do mundo. Com 430 metros de extensão, ela liga dois penhascos a 300 metros de altura.

Leia também: Gelo descoberto em Marte será base para primeiras colônias humanas

Campo obrigatório