• 05 MAIO 2024

Cientistas explicam como Marte perdeu sua água

Uma pesquisa aponta que o processo foi tão intenso que é estimado que a crosta do planeta tenha consumido um oceano de mais de 3 km de profundidade

Cientistas explicam como Marte perdeu sua água

08:30 - 29/12/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Diferenças

Embora a superfície de Marte seja hoje árida e inóspita, há bilhões de anos provavelmente estava tão coberta de água quanto a Terra. Um estudo recente feito por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que a água sumiu do planeta vermelho quando ele perdeu o campo magnético que o protegia dos ventos solares.

Segundo a pesquisa, não teria sido toda a água que sumiu por este motivo. Outra parte, foi absorvida pelas rochas de basalto, que podem reter em seu interior aproximadamente 25% mais água que as pedras do mesmo tipo na Terra, já que são ricas em óxido de ferro.

De acordo com a reportagem da BBC Brasil, este processo foi tão intenso que é estimado que a crosta do planeta tenha consumido um oceano de mais de 3 km de profundidade.

+ Empresa russa diz que satélite angolano AngoSat-1 está operacional

Os pesquisadores da Universidade de Oxford chegaram a essa conclusão após calcular quanta água era possível de eliminar da superfície do planeta pela interação do líquido com os minerais das rochas.

Segundo os pesquisadores de um estudo publicado na última edição da revista Nature, "Marte é um planeta muito menor que a Terra, com um perfil de temperatura diferente e uma quantidade maior de ferro em seu manto".

"São diferenças sutis, mas podem ter um efeito significativo, que aumenta com o tempo", informa a publicação.