Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Conheça cintura aérea que rodeia o planeta Júpiter

A foto foi tirada em dezembro de 2017 quando a sonda realizava sua décima aproximação a Júpiter

Conheça cintura aérea que rodeia o planeta Júpiter
Notícias ao Minuto Brasil

08:32 - 14/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech sonda juno

A sonda espacial da agência espacial norte-americana NASA conseguiu capturar uma imagem inédita em que as nuvens de Júpiter cingem o Polo Sul do gigante gasoso.

De acordo com a NASA, a foto foi tirada em dezembro de 2017 quando a sonda realizava sua décima aproximação a Júpiter. Naquele momento, a nave espacial se encontrava à distância de 13 mil km das nuvens do planeta.

A sonda Juno partiu para Júpiter em agosto de 2011 e aproximou-se do planeta em julho de 2016, posicionando-se em uma órbita estável.

As missões da sonda são muito variadas, mas seu objetivo principal é saber mais sobre a atmosfera, o núcleo e os campos magnéticos e gravitacionais de Júpiter. Até agora, Juno tem tirado fotos dos polos de Júpiter, registrando fenômenos estranhos, tais como a formação de nuvens e auroras polares no planeta gasoso.

 + Objeto 'extraterrestre' faz cientistas repensaram origem no universo

A cada 53 dias, a sonda espacial se aproxima do planeta, registra imagens e volta a uma distância mais segura, para se proteger da radiação intensa.

Espera-se que a nave espacial permaneça em órbita até fevereiro de 2018, quando deve mergulhar na atmosfera do planeta. Com informações do Sputnik News. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório