Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confira 5 dicas para trabalhar em uma startup de tecnologia

Empresário da Followize SaaS conta o que é preciso para ter sucesso na área, seja funcionário ou patrão

Confira 5 dicas para trabalhar em uma startup de tecnologia
Notícias ao Minuto Brasil

21:31 - 30/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Mercado

As startups de tecnologia chegam para trazer novidades ao nosso dia a dia, seja com aplicativos de serviços ou softwares especializados em alguma área. Para André Gil, empresário e cofundador da startup Followize SaaS, que realiza gerenciamento de leads, “estamos em uma era de oportunidades tanto para quem quer se tornar funcionário quanto para quem quer abrir seu próprio negócio”.

O empresário explica que existem alguns pontos cruciais para entrar na área de tecnologia e ter sucesso nos segmentos de inovação. Confira as suas dicas:

1- Busque conhecimento

Conforme relata André Gil, não ter formação tradicional na área não implica necessariamente em não poder trabalhar em uma startup de tecnologia.

“O primeiro curso que fiz foi de Publicidade e Propaganda, porém mudei para desenvolvimento e hoje uma das minhas atividades é a programação”, explica. Ele ainda completa sobre a importância do investimento em educação. "O importante é estudar. Hoje a internet oferece uma gama imensa de material para aprender, basta se dedicar e colocar em prática o que foi aprendido”.

2- Seja proativo e flexível

“Se você quer que algo aconteça, não espere que alguém faça por você”. Esse é o seguido pelo empresário e pela maior parte dos nomes de sucesso na área, que acreditam que as iniciativas no trabalho podem o destino do que se está desenvolvendo. “Por isso é necessário sempre estar antenado e aliar vários conhecimentos, como programação e usabilidade, por exemplo. Sugerir para o chefe uma mudança que será melhor para o usuário conta muitos pontos positivos, principalmente se colocá-la em prática”, ensina.

3- Use ferramentas para se organizar

Entre os recursos disponíveis para a organização, os mais básicos seriam uma agenda ou um calendário online, além das ferramentas de gestão de tempo e de tarefas. O fundamental consiste em buscar uma forma de organização que funcione. “O trabalho em uma startup não difere neste sentido de uma grande empresa: não existe tanto tempo disponível para fazer reuniões sempre. Minha dica é anotar o que for necessário e ter em mente que ser organizado só tende a ajudar o resto da equipe”, destaca André Gil.

4- Crie coisas novas… Estudando!

A criatividade atravessa os mais diversos campos de trabalho, embora seja vista como um elemento restrito ao universo de quem trabalha no meio artístico. “Essa habilidade nada mais é do que enxergar o que pode ser feito de outra maneira, seja para sugerir novas ideias de melhorias de processos ou produto, por exemplo. Isso tem muito a ver com a dica número um, que é buscar conhecimento. Ler coisas novas sempre ajuda a ter novos insights”, explica o empresário e cofundador da startup Followize SaaS.

5- Não perca o timing

Os profissionais que atuam na área de desenvolvimento sabem que toda nova requisição de ajuste é praticamente uma urgência. Para o diretor, antes de tudo é preciso saber separar o que é importante do que é urgente. "Emergências podem acontecer, mas é fundamental ter em mente que ser ágil não quer dizer só resolver pequenos problemas em tempo recorde” explica. “Estude, faça os ajustes que precisam de mais atenção para evitar problemas futuros e organize-se para elaborar as próximas ações junto com a equipe”.

Campo obrigatório