Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rio aprova aumento da contribuição previdenciária de servidor

Logo após o resultado, bombas começaram a estourar do lado de fora da Alerj, onde servidores protestam contra a medida

Rio aprova aumento da contribuição
previdenciária de servidor
Notícias ao Minuto Brasil

16:21 - 24/05/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Governo

A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovou nesta quarta (24) o aumento da contribuição previdenciária dos servidores do estado de 11% para 14%.

O Rio enfrenta grave crise fiscal, tendo prorrogado o estado de calamidade financeira nesta terça (23) até o final de 2018.

Em rápida votação, a matéria foi aprovada com 39 votos a favor e 26 contra -cinco deputados faltaram à sessão.

Logo após o resultado, bombas começaram a estourar do lado de fora da Alerj, onde servidores protestam contra a medida.

A Casa está protegida por 500 policiais, que enfrentam os manifestantes com bombas de gás lacrimogêneo.

Após a sanção do governador Luiz Fernando Pezão, começa a contar um prazo de 90 dias para que o aumento comece a vigorar.

Uma emenda acordada na véspera, porém, diz que a mudança só poderá entrar em vigor após a regularização dos salários dos servidores estaduais.

Com a aprovação, o governo do Rio prevê uma arrecadação extra de R$ 1,5 bilhão por ano para a previdência estadual. A maior parte desse valor, porém, sai dos cofres do Estado, já que a contribuição patronal foi ampliada de 21% para 28%.

O governo argumenta que a medida é parte do ajuste fiscal necessário para aderir ao programa federal de socorro aos Estados. A oposição, por sua vez, diz que o aumento da contribuição previdenciária não era pré-requisito para receber o socorro.

Na votação desta quarta, a base do governo teve o reforço do presidente da Alerj, Jorge Picciani, que vinha faltando às sessões para tratar um câncer.

"Essa é uma matéria com a qual me comprometi e, depois de ouvir as recomendações médicas, achei por bem vir votar", disse Picciani antes da sessão.

Ele é um dos principais fiadores do governo Luiz Fernando Pezão no legislativo fluminense e teve papel fundamental na aprovação de outras matérias polêmicas de ajuste. Agora, os deputados discutem emendas ao projeto. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório