Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Médico do COI descarta adiar Olimpíadas por causa do vírus da zika

A proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite zika, dengue e chikungunya, transformou-se no principal problema da organização dos Jogos

Médico do COI descarta adiar Olimpíadas por causa do vírus da zika
Notícias ao Minuto Brasil

06:50 - 12/02/16 por Notícias Ao Minuto

Esporte Rio

A possibilidade de adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio por causa do vírus da zika foi descartada pelo chefe médico do Comitê Olímpico Internacional, Richard Budgett. O profissional diz confiar no combate ao problema pelas autoridades brasileiras e afirma que não houve "absolutamente nenhuma" conversa sobre uma mudança da competição.

"Absolutamente não. Ninguém das autoridades públicas ou da Organização Mundial de Saúde, ou ministro está sugerindo que nós deveríamos considerar o cancelamento dos Jogos. A preocupação é apropriada, mas não há nenhuma restrição para viagens. As pessoas precisam tomar medidas para evitar serem picadas e ficarem sensíveis. Nossa prioridade é a proteção da saúde dos atletas. O COI não está sendo complacente. Nós estamos levando isso muito a sério. Tudo está sendo feito para conter e reduzir esse problema na preparação para os Jogos", disse Budgett à agência de notícias AP.

A preocupação com a proliferação do vírus da zika tem sido notícia no mundo esportivo nos últimos dias. Algumas estrelas de peso, como a goleira de futebol Hope Solo, da seleção americana, e o técnico da britânica Jessica Ennis, campeã olímpica do heptatlo, já manifestaram preocupação. Os comitês de Espanha e Quênia também solicitaram informações a autoridades por temerem a epidemia, enquanto os americanos falam em contratar especialistas que possam aconselhar os atletas a evitarem o mosquito durante os Jogos.

A proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite zika, dengue e chikungunya, transformou-se no principal problema da organização dos Jogos.

A preocupação com o vírus da zika no Brasil aumentou em todo o mundo após a Organização Mundial da Saúde (OSM) classificar o avanço da microcefalia ligado ao vírus zika como “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”. Em uma coletiva recente, o Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio evitou um tom alarmista e enfatizou que no período dos Jogos, realizados no inverno, o nível de infestação de mosquitos cai de forma drástica. No entanto, Comitê recomendou aos atletas que sigam as instruções já repassadas pelo Comitê Olímpico Internacional aos comitês nacionais.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório