Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bolsonaro diz que Brasil foi dos países que menos sofreu com pandemia

O Brasil, que soma cerca de 212 milhões de habitantes, é o segundo país do mundo com maior número total de mortes, apenas atrás dos Estados Unidos.

Bolsonaro diz que Brasil  foi dos países que menos sofreu com pandemia
Notícias ao Minuto Brasil

22:00 - 11/09/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Brasil Covid-19

O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), disse hoje que um dos países que menos sofreu com a pandemia da covid-19 foi o Brasil, que soma mais de 4,2 milhões de casos confirmados e 129.522 óbitos.

"Estamos vendo, em especial na imprensa lá de fora, já que na daqui de dentro é difícil aparecer boa notícia, que o Brasil foi um dos países que menos sofreu com a pandemia, dadas as medidas do Governo federal", disse hoje Bolsonaro, na Bahia.

O Brasil, que soma cerca de 212 milhões de habitantes, é o segundo país do mundo com maior número total de mortes (129.522), apenas atrás dos Estados Unidos (191.802), que tem uma população superior a 300 milhões de habitantes.

Em relação ao número de casos de infecção pelo novo coronavírus, o Brasil ocupa a terceira posição mundial, com 4.238.446 de infectados, atrás da Índia, nação com 1,3 mil milhões de habitantes e 4,5 milhões de infectados, e dos Estados Unidos, que totalizam quase 6,4 milhões de diagnósticos.

Tendo em conta o número de casos por cada milhão de habitantes, o país sul-americano está em 11.º lugar.

"Estamos praticamente vencendo a pandemia. O Governo fez de tudo para que os efeitos negativos da mesma fossem minimizados, ajudando prefeitos e governadores com necessidades na saúde", acrescentou Bolsonaro que desde que a covid-19 chegou ao país, no final de fevereiro, se mostrou bastante cético em relação à gravidade da doença.

Como medidas que ajudaram a combater a pandemia no país, o presdiente mencionou o auxílio mensal destinado a desempregados e trabalhadores sem contrato de trabalho, créditos para micro e pequenas empresas, assim como a transferência de verbas para governadores e prefeitos.

Desde 12 de agosto, a média semanal de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil está abaixo de mil e, desde o dia 28, abaixo de 900. Nesta semana, a média manteve-se abaixo de 800. Assim, o Brasil segue a tendência de queda nas mortes causadas pelo novo coronavírus.

Contudo, a Organização Mundial de Saúde advertiu que, apesar do Brasil viver uma fase crucial, "em que parece que as coisas podem melhorar", é necessário que as autoridades locais aproveitem o momento para fazerem o que for necessário para confirmar essa tendência.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 910.300 mortos e mais de 28,2 milhões de casos de infecção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Campo obrigatório