Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fórum de jovens no Rio exige investigação sobre mortes na favela de Acari

Óbitos ocorreram após operação da Polícia Federal

Fórum de jovens no Rio exige investigação sobre mortes na favela de Acari
Notícias ao Minuto Brasil

17:36 - 04/04/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Brasil Exigência

O Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, formado por integrantes de várias comunidades, disse hoje (4) que vai exigir investigação sobre a morte de cinco pessoas, pela manhã, em operação da Polícia Federal, na favela de Acari, na zona norte da cidade.

Desde cedo, o fórum vem recebendo relatos da operação, por meio de sua rede de parceiros locais e de denúncias feitas pelo aplicativo NÓS por NÓS "Não estamos sozinhos nesse acompanhamento. Organizações de Direitos Humanos e o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública já estão junto com os moradores e com o fórum", disse a entidade, por meio de nota.

Segundo o comunicado, o fórum exige que seja feita uma investigação sobre os fatos. "Isso deve ser feito, mesmo que saibamos o histórico do racismo institucional presente nas polícias e no Judiciário. Queremos manifestar que, operações como essas, com armas de guerra, não podem mais acontecer em qualquer favela do Estado do Rio de Janeiro.Também queremos manifestar solidariedade aos familiares das vítimas e a todos moradores de Acari. Chega de chacina!".

Durante a ação da polícia, em Acari, foram apreendidos um fuzil e uma granada. Um veículo blindado também foi usado no cerco à favela. Devido à operação, 768 alunos de escolas públicas e creches municipais da região ficaram sem aula no turno da manhã e a situação se repete também no turno da tarde. O conteúdo das aulas será reposto pela Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a polícia, as cinco vítimas são suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas na região e teriam morrido em decorrência de confronto entre agentes e traficantes. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório