Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Há novas fontes para produção de gás natural, diz pesquisa

Petrobras quer firmar parcerias internacionais para desenolvimento de tencologia para aplicar nas bacias de Pelotas e Foz do Amazonas

Há novas fontes para produção de gás natural, diz pesquisa
Notícias ao Minuto Brasil

21:06 - 09/02/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Intercâmbio

O litoral brasileiro possui alta acumulação de hidratos de gás que podem ser utilizados como fontes para produzir gás natural no país, segundo a Petrobras. Pensando nisso, o Brasil busca cooperação tecnológica com a Companhia Japonesa de Óleo, Gás e Metais (Jogmec), empresa que é precursora em testes de produção offshore de gás natural de hidratos de metano.

Em 2015 foi oficializado um intercâmbio tecnológico entre empresas, objetivando a exploração e produção de óleo e gás de depósitos não convencionais, incluindo óleos pesados, shale gas (conhecido como gás de xisto) e principalmente, hidratos de gás.

Segundo o Portal Brasil, o Japão foi o primeiro país a extrair do mar um gás a partir de hidrato de metano, que seria uma molécula de gás presa em uma estrutura de água cristalizada, devido às condições submarinas de pressão e temperatura. No entanto, não existe ainda tecnologia para exploração e produção desses reservatórios para comercialização.

Para a Petrobras, é nessa troca de conhecimentos que será possível desenvolver tecnologia para ser aplicada nas bacias de Pelotas (Rio Grande do Sul) e Foz do Amazonas, áreas de identificação de hidratos.

O Brasil começou a se aproximar da Jogmec em 2005, assim que o primeiro Memorando de Entendimento com o Centro de Pesquisas (Cenpes) foi assinado, sendo estendido até 2009. Em 2011 a estatal firmou um Specific Agreement (acordo específico) com o E&P, para estudar a viabilidade de produção, no Brasil, de dutos flexíveis para os trabalhos no pré-sal.

Campo obrigatório