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McDonald's tenta driblar crise com hambúrguer 'gourmet' acessível

Na outra ponta, os lanches em promoção também seguem atraindo os clientes

McDonald's tenta driblar crise com hambúrguer 'gourmet' acessível
Notícias ao Minuto Brasil

18:15 - 22/06/16 por Folhapress

Economia Estratégia

Com a frequência aos restaurantes em queda devido à crise econômica, o McDonald's vem conseguindo manter as vendas graças a uma estratégia de vender hambúrgueres "gourmet" acessíveis.

Ingredientes como cogumelos, mostarda dijon e pão brioche garantem a aura de sofisticação de sanduíches como o Clubhouse e o Mushroom Dijon, que acaba de ser lançado, da linha Signature.

A lanchonete se inspirou na proliferação de hamburguerias gourmet e food trucks, diz Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing da Arcos Dorados no Brasil. "As pessoas gostaram da experiência de hambúrguer premium, mas o preço é alto", diz ele. Com a crise apertando os bolsos, os lançamentos do McDonald's se tornaram uma opção acessível para este público.

A estratégia resultou em aumento do tíquete médio (gasto do cliente a cada visita) nas lanchonetes, o que compensou em parte a redução da frequência aos restaurantes. A empresa não divulga um número exato da alta do tíquete, mas afirma que o crescimento foi acima da inflação. A frequência cai porque, sem dinheiro no bolso, o consumidor sai menos de casa. "Todos no varejo estão sofrendo com isso", diz o executivo. Em média, o cliente do McDonald's vai à lanchonete pouco mais de duas vezes por mês.

Na outra ponta, os lanches em promoção, como o Quarterão em dobro (dois sanduíches pelo preço de um) e os sanduíches por R$ 6, também seguem atraindo os clientes que querem gastar bem pouco. "Trabalhamos nas extremidades de preços", diz Gnypek.

O balanço da Arcos Dorados no primeiro trimestre mostra o sucesso da estratégia, com aumento de 8,2% nas receitas em moeda local na comparação com o mesmo período de 2015. O resultado positivo, porém, foi anulado pela depreciação de 36% do real, que fez com que, em dólar, o faturamento do grupo no Brasil despencasse 21,1%. Com informações da Folhapress.

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