Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Roubo de cargas faz seguradoras aumentarem exigências

Valor das franquias também é afetado por violência nas estradas brasileiras

Roubo de cargas faz seguradoras 
aumentarem exigências
Notícias ao Minuto Brasil

08:42 - 21/10/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Prejuizo

O pagamento de sinistro pelas seguradoras subiu 27,6% neste ano, entre janeiro e agosto, em relação ao mesmo período de 2015. Os números foram divulgados pela empresa Marsh, líder global em corretagem de seguros e consultoria de riscos. Segundo a empresa, os índices foram reunidos a partir de dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que regula o setor.

A disparada tem motivo: o aumento no número de roubos de carga no Brasil, que também fez as seguradores elevarem o nível das exigências às transportadoras.

"A exigência de uma escolta armada era para cargas acima dos R$ 500 mil. Agora, baixou para R$ 300 mil. Isso encarece e, às vezes, até inviabiliza o transporte", afirmou Sérgio Caron, responsável pela área de gerenciamento de riscos da Marsh, à colunista Maria Cristina Frias, da Folha de S. Paulo.

O cenário também se reflete no valor das franquias. Paulo Roberto de Souza, do sindicato paulista das transportadoras, diz que, antes, o gasto era, no máximo, 25%. Hoje, chega a 30%. "O gasto com segurança já representa entre 8% e 12% da receita das empresas", afirma.

"O índice de roubo é tão alto que há transportadoras que têm recusado cargas de alto valor", afirma Álvaro Velasco, presidente do Grupo Tracker, de rastreamento.

Leia também: Demanda por voos domésticos cai 4,4% em setembro

Campo obrigatório