Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itaú: mudanças na reforma da Previdência têm custo alto

Pelos cenários projetados pelos economistas do banco, as alterações na proposta original poderiam reduzir essa economia a 1,9% do PIB

Itaú: mudanças na reforma da Previdência têm custo alto
Notícias ao Minuto Brasil

06:39 - 01/03/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Projeção

Economistas do Itaú Unibanco temem pelas mudanças que o Congresso possa fazer na proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo.

De acordo com os cálculos feitos pelos especialistas, as novas regras poderão diminuir significativamente o impacto da reforma no equilíbrio das contas do governo federal.

Pelo texto atual, espera-se que o governo possa conseguir uma economia equivalente a 2,7% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2025, ano em que poderá ser revisto o teto estabelecido no ano passado para conter o crescimento dos gastos federais.

No entanto, pelos cenários projetados pelos economistas do banco, as alterações na proposta original poderiam reduzir essa economia a 1,9% do PIB.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, em 2016, a Previdência teve um deficit equivalente a 2,4% do PIB, representando 41% de todas as despesas do governo federal, descontado os gastos com juros e amortizações da dívida pública.

Campo obrigatório