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Fraude na publicidade mobile: tudo que você precisa saber sobre isso

Primeira plataforma a criar ferramenta anti-fraude em tempo real está no Brasil desde 2016

Fraude na publicidade mobile: tudo que você precisa saber sobre isso
Notícias ao Minuto Brasil

09:49 - 15/08/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Mundo digital

O que está acontecendo no mundo da publicidade digital é um movimento extremamente acelerado que agrega tecnologia e inteligência às campanhas. Essas mudanças fizeram com o que os investimentos da área mudassem o rumo e agora marcas, aplicativos e serviços pelo mundo afora têm uma indústria bilionária de publicidade dentro do bolso de cada indivíduo que possui um smartphone no mundo.

A forma de precificação de campanhas digitais no mobile e como elas são monetizadas e cobradas também mudou, junto com o avanço da tecnologia que envolve esse tipo de publicidade. A ideia de negociação individual é impossível nesse mercado e os tipos de precificação evoluíram para o seguinte, em geral:

CPA = Custo por Aquisição (quando o usuário clica no anúncio e realiza a compra)

CPL = Custo por Lead (quando a campanha gera dados para cadastro)

CPC = Custo por Clique (quando o anúncio atrai cliques)

CPI = Custo por Instalação (Quando o anúncio gera instalação do aplicativo)

CPM = Custo para cada mil cliques

O Brasil já tem as melhores plataformas globais do mercado de publicidade mobile em grande escala, com inteligência e automação à disposição de agências e anunciantes. As melhores empresas já estão no país, apesar de o conhecimento sobre a indústria ainda estar crescendo. Porém, ao mesmo tempo em que o mercado evolui para tecnologias inteligentes de publicidade, ele também atraiu fraude. Portanto, da mesma forma que cada tipo de campanha tem uma precificação, para cada precificação as redes de distribuição mal intencionadas criaram uma fraude:

Fraude por clique: quando eles geram cliques falsos porém advindos de usuários reais que realmente possuem o app. Ou seja, o usuário fez o download do app organicamente, mas de alguma forma, essa aquisição é atribuída ao anúncio, gerando precificação.

Fraude por impressão: quando os displays (banners) do anúncio são "empilhados" uns sobre os outros na página durante a navegação. O usuário não viu o anúncio - portanto não deve ser cobrada a impressão - mas na contabilização da campanha conta como se tivesse ocorrido essa visualização.

 Fraude por download e instalação: robôs realizam os cliques nos anúncios e em seguida fazem o download dos apps. Segundos depois, desinstalam tudo. Porém, o resultado de campanha já foi contabilizado e será cobrado do anunciante.

Como lutar contra essa realidade?

O Brasil tem, desde 2016, um player global que monitora e mede campanhas de publicidade móvel em tempo real: a AppsFlyer. Presente em 12 países e com aportes de investimento que já somam 84 milhões de dólares, a tecnologia da empresa já está presente em 98% dos aparelhos de celular do mundo todo, pois desenvolveram uma plataforma que ajuda aplicativos de celular a medir e entender seus melhores usuários.

Parceira oficial do Google, Twitter, Facebook e Pinterest, a AppsFlyer usou esse poder de escala e significativas parcerias para criar uma ferramenta que ajuda a identificar falsos cliques e falsos resultados de campanhas, proporcionando ao mercado uma luta em tempo real contra fraude. A solução foi chamada Active Fraud Insights 2.0. Com isso, eles são a primeira plataforma do mundo a criar uma tecnologia que previne e detecta fraude em publicidade mobile em cada dispositivo. No Brasil, a AppsFlyer já tem clientes como Magazine Luiza, OLX e outros.

“Não podemos ter uma indústria forte como a da publicidade móvel ser transformada em algo sem confiança, especialmente no Brasil, onde o mercado ainda está amadurecendo", diz Daniel Junowicz, diretor da AppsFlyer para América Latina. "Estamos falando bastante sorbe fraude ultimamente e como podemos monitorar tudo isso - uma discussão que não pode ser ignorada".

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