Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

BC: Reformas são essenciais para manter juros e inflação sob controle

Documento envolve avaliações da diretoria do Banco Central sobre a economia e decisão sobre taxa básica de juros, a Selic

BC: Reformas são essenciais para manter juros e inflação sob controle
Notícias ao Minuto Brasil

18:56 - 31/10/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Cenário

Na ata da reunião em que a taxa básica de juros, a Selic, foi reduzida a 7,5% ao ano, o Banco Central considerou que as reformas econômicas são essenciais para manter os juros e a inflação sob controle.

Para a instituição, eventual frustração das reformas econômicas pode elevar o risco, impactando a inflação e a política de juros do Banco Central.

A diretoria considerou, ainda, que o processo de redução dos juros vai depender da atividade econômica e das expectativas de inflação diante dos riscos para a condução da política econômica. Isto é, de eventos que podem resultar no aumento da inflação.

“A aprovação e implementação das reformas, notadamente as de natureza fiscal, e de ajustes na economia brasileira são fundamentais para a sustentabilidade do ambiente com inflação baixa e estável” afirma o documento, divulgado nesta terça-feira (31).

+ Dia das Bruxas deve movimentar US$ 9,1 bilhões nos EUA

Segundo o Banco Central, esse cenário é importante para a continuidade da política monetária e redução das taxas estruturais de juros, “com amplos benefícios para a sociedade”.

Considerada essencial para reequilibrar as contas públicas, a reforma da Previdência prevê a adoção de uma idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres acessarem ao benefício como forma de interromper o crescimento exagerado das contas previdenciárias. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório