Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Blockchain revoluciona mercado de diamantes

Blockchain permite que duas entidades que não têm confiança mútua realizem transações de maneira segura

Blockchain revoluciona mercado de diamantes
Notícias ao Minuto Brasil

10:47 - 20/01/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Procedência

A maior produtora de diamantes do mundo, De Beers, lidera um movimento que tem como objetivo garantir a autenticidade dessas pedras preciosas através da tecnologia blockchain. A Sputnik Internacional falou com o professor da Universidade de Derby (Reino Unido), Ashiq Anjum, sobre o papel dessa tecnologia no mercado de diamantes.

"Essencialmente o blockchain [cadeia de blocos, em inglês] serve como uma espécie de livro de contas incorruptível. O blockchain permite que duas entidades que não têm confiança mútua realizem transações de maneira segura. O sistema registra as transações realizadas entre duas partes de maneira mais ou menos permanente", explicou Anjum.

+ Programa seleciona 30 projetos de impacto social para aceleração

Segundo o especialista, qualquer pessoa será capaz de saber todos os detalhes sobre qualquer diamante: o lugar de origem, o tamanho, a forma e outros. Toda essa informação será guardada na "cadeia de blocos".

Uma caraterística única desse sistema é que ele dará a possibilidade de assegurar-se que a pedra preciosa provém de "fontes éticas". A utilização das novas tecnologias pode prevenir a compra dos "diamantes de sangue" – diamantes extraídos nas zonas de guerra para financiar a violência em certas regiões do mundo.

De Beers planeja usar a tecnologia de blockchain, a tecnologia em que se baseia o bitcoin e outras criptomoedas, para verificar a história de cada pedra, sua qualidade e autenticidade.

O especialista afirmou que as tecnologias como blockchain ainda estão em sua infância. Mas não é apenas a indústria dos diamantes que pode aproveitar-se dela. O blockchain pode ser útil no comércio farmacêutico. De acordo com Anjum, essa tecnologia pode beneficiar consideravelmente em áreas como, por exemplo, cadeias de abastecimento.

O professor reconheceu que a tecnologia tem suas desvantagens, como os altos custos de seu uso, adaptabilidade e outras, mas ao mesmo tempo sublinhou que a "cadeia de blocos" não é uma tendência temporária.

Blockchain pode mudar de forma, evoluir ou ser feito com novas ferramentas, mas o conceito é único, por isso é muito provável que esta tecnologia encontre o seu caminho, concluiu o interlocutor. Com informações do Sputnik

Campo obrigatório