Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Candidatos ao título do Brasileirão põem à prova suas armas; entenda

São Paulo (46), Internacional (43), Flamengo (41), Grêmio (40) e Palmeiras (40) parecem ter fechado o grupo dos que vão brigar pelo título nacional

Candidatos ao título do Brasileirão põem à prova suas armas; entenda
Notícias ao Minuto Brasil

06:33 - 05/09/18 por Estadao Conteudo

Esporte que vença o melhor

O Campeonato Brasileiro deste ano já alçou cinco clubes à casa dos 40 pontos após 22 rodadas disputadas: São Paulo (46), Internacional (43), Flamengo (41), Grêmio (40) e Palmeiras (40) parecem ter fechado o grupo dos que vão brigar pelo título nacional, deixando cada vez mais distantes os times do bloco seguinte, casos de Atlético-MG (35) e Cruzeiro (31).

Curioso é observar que no comando dessas equipes da ponta há perfis dos mais variados tipos. Os veteranos estão representados pelo palmeirense Luiz Felipe Scolari. A escola estrangeira, pelo uruguaio Diego Aguirre. Há ainda o "boleirão" Renato Gaúcho (também o mais longevo no cargo), além dos representantes da nova safra, casos do flamenguista Maurício Barbieri e de Odair Hellmann, do Inter.

Ou seja, nem só de uma fórmula certeira vivem as equipes mais bem-sucedidas até aqui.

Há, no entanto, características similares que as conectam. O líder São Paulo e o ascendente Palmeiras, por exemplo, só deram um salto de qualidade na temporada depois das chegadas de Aguirre e Felipão.

Nesta quarta-feira, em Minas Gerais, o treinador são-paulino defende a primeira posição na tabela contra o Atlético-MG, às 21h45, no Independência. Mesmo diante de lesões e suspensões, vem mostrando nas últimas rodadas ter pleno conhecimento do elenco, a ponto de rodar as peças dentro do jogo de acordo com as circunstâncias, sem necessariamente recorrer ao banco.

O Palmeiras que recebe o Atlético-PR em sua arena, a partir das 21 horas, faz campanha de líder desde que Scolari substituiu Roger Machado no comando. Isso, mesmo com o gaúcho deixando claro que a prioridade são os torneios mata-mata (Copa do Brasil e Libertadores). Ainda invicto no Brasileirão, ganhou quatro e empatou duas.

"Estamos disputando com a intenção de chegar lá na frente, mesmo que às vezes eu altere cinco ou seis posições", declarou Felipão, depois da vitória sobre a Chapecoense, domingo. Sua presença parece ter equilibrado o peso de um dos elencos mais badalados do Brasil.

Em comum, além de conduzirem suas equipes às primeiras colocações, há o fato de terem chegado faz pouco tempo: Aguirre iniciou seu trabalho em março; Scolari, no fim de julho.

No Beira-Rio, às 21h45, Odair Hellmann e Maurício Barbieri fazem o duelo dos ex-interinos. O técnico do Inter foi efetivado há mais tempo - novembro de 2017. O do Flamengo ganhou aval da diretoria no fim de junho. Ao lado de Jair Ventura, Alberto Valentim e companhia, integra a jovem geração que busca ofuscar nomes mais rodados. Hellmann tem 41 anos e Barbieri, 36 (quase metade dos 69 de Felipão, por exemplo).

No meio do caminho entre a velha e a nova safra, Renato Gaúcho desfila no comando do Grêmio, que só joga quinta-feira, contra o Santos, no Pacaembu. Craque como jogador, manteve a "marra" na função de técnico, algo que parece cativar o elenco, fechado com ele dentro e fora de campo. Não à toa, já acumula dois anos no cargo. Mesmo com o bicampeonato da Libertadores na mira - ganhou em 2017 -, ele promete manter o time no páreo no Brasileiro. "O Grêmio nunca deixou de brigar." Com informações do Estadão Conteúdo.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório