Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Três sinais sutis de AVC que deixam todos confusos

Jamais ignore estes sinais. Um acidente vascular cerebral é uma emergência médica e todos os segundos contam. A rapidez com que atuamos pode determinar a extensão dos danos e o sucesso do tratamento

Três sinais sutis de AVC que deixam todos confusos
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 14/04/24 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

O acidente vascular cerebral (AVC) figura como uma das principais causas de morte no Brasil. No ano de 2020, dados do SIM – Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde – DATASUS, apontaram 99.010 óbitos por AVC no país, abrangendo informações sobre infarto cerebral, AVC isquêmico, AVC hemorrágico, hemorragia subaracnoidea e AVC não-especificado, seja isquêmico ou hemorrágico (CIDs G45-G46 e I60-I69).

O AVC ocorre quando uma das artérias responsáveis por transportar oxigênio e nutrientes ao cérebro é subitamente obstruída (AVC isquêmico) ou quando há ruptura de uma artéria cerebral (AVC hemorrágico). Fraqueza em um braço ou perna, fala alterada e assimetria facial são sintomas amplamente reconhecidos. No entanto, há três sinais mais sutis que podem passar despercebidos, mas não devem ser ignorados.

Um desses sinais menos evidentes impacta o equilíbrio, como mencionado em um artigo da rede de saúde Baylor Scott & White Health (BSW) dos Estados Unidos, citado pelo jornal Daily Express. Isso pode resultar em perda súbita de coordenação, dificuldades para caminhar, tonturas, vertigens, náuseas e vômitos.

Outro indicativo de AVC pode manifestar-se nos olhos. A perda repentina de visão, em um ou ambos os olhos, deve ser tratada com seriedade.

Dores de cabeça intensas constituem o terceiro sintoma de AVC, muitas vezes deixando as pessoas perplexas.

Perante suspeitas de AVC, deve ir imediatamente para um pronto-socorro.

Leia Também: Anticoagulante reduz em 37% risco de AVC em pacientes com doença cardíaca silenciosa

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório