Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Acupuntura traz inúmeros benefícios à saúde; saiba mais

No Brasil, a acupuntura pode ser considerada ainda recente com cerca de 30 anos

Acupuntura traz inúmeros benefícios 
à saúde; saiba mais
Notícias ao Minuto Brasil

19:17 - 12/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Tratamento

A acupuntura é uma prática milenar da medicina chinesa praticada na maioria dos países, técnica capaz de complementar tratamentos da medicina ocidental abrangendo diversas áreas da saúde. No Brasil, a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995, além disso, a especialidade deve ser feita apenas por médicos, cirurgiões dentistas e médicos veterinários de acordo com o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Esse pensamento tem respaldo na lei da regulamentação da medicina que estabelece que o diagnóstico nosológico é benefício dos médicos e que todo procedimento invasivo, seja ele diagnóstico ou terapêutico deve ser praticado exclusivamente por médicos.

Para a médica e diretora do Center-AO, Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, Dra. Marcia Lika Yamamura, para aplicar a acupuntura ou fazer inserção de agulhas é preciso conhecimento sólido da anatomia da região onde será feito o tratamento, que é tão importante quanto o estabelecimento de um diagnóstico preciso da doença do paciente. “Mais importante ainda é que o profissional tenha capacitação para fazer um diagnóstico correto e preciso da doença do paciente, que na maioria das vezes exige pedir e interpretar exames, como os de sangue e ressonância magnética”, explica.

No Brasil, a acupuntura pode ser considerada ainda recente com cerca de 30 anos, porém, apenas nos últimos anos é que se criou residência médica de acupuntura, tornando-se uma das especialidades médicas que mais crescem no Brasil, estando presente em inúmeras universidades, seja nos programas de graduação ou de residência médica. “Algumas instituições oferecem formação completa com dois anos de duração e práticas ambulatoriais, o que reforça o compromisso de médicos pela prática, além de ampliar o acesso a pesquisas científicas e aos benefícios da acupuntura”, afirma Marcia, que coordena especialização em acupuntura há 20 anos.

Eficácia da Acupuntura

Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), a acupuntura é uma técnica simples, porém, exige análise do ser humano como um todo, unindo conhecimento sobre mente e corpo integrados. Com eficácia comprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio do estudo Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, a acupuntura é eficaz no tratamento de doenças, como:

- Dores físicas: distensão muscular, dor cervical, dor lombar, artrite reumatoide, fibromialgia, além de dores nos joelhos, ciática, entre outras enfermidades;

- Doenças da pele: Acne, rugas, flacidez, micose, etc;

- Problemas respiratórios: Gripe, dor de garganta, rinite, bronquite, etc;

- Doenças do sistema nervoso: Dores de cabeça, enxaquecas, cefaleias, tonturas, etc;

- Doenças ginecológicas: TPM, cólicas menstruais, infertilidade, menopausa, etc;

Além da eficácia acima, a acupuntura pode ser benéfica para tratamentos de gestantes, bebês e crianças, câncer, doenças do sistema endócrino, dependência química, obesidade, doenças do sistema circulatório, entre outras.

Leia também: Veja possíveis causas para o sangramento das gengivas

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório