Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 hábitos que prejudicam a saúde do intestino

Não, não é normal ter sempre inchaços, gases nem ir ao banheiro somente duas vezes na semana

7 hábitos que prejudicam a saúde do intestino
Notícias ao Minuto Brasil

11:42 - 16/06/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SEGUNDO CÉREBRO

Gases, inchaço, dor abdominal e prisão de ventre? Provavelmente não está dando a devida atenção ao seu intestino, o órgão que, apesar de poder não parecer, regula o funcionamento de todo o organismo e que os especialistas consideram ser o nosso segundo cérebro.

Leia também: 10 informações úteis para quem tem arritmia cardíaca

O intestino não só é essencial para a absorção dos nutrientes, como tem uma estreita relação com o sistema imunológico, por isso é preciso cuidar bem dele. Não, não é normal ter sempre a barriga inchada e gases, nem ir ao banheiro apenas duas vezes por semana. A culpa pode ser de certos hábitos que prejudicam a saúde do seu intestino todos os dias. A revista Boa Forma revela quais são:

1. Comer ‘fast-food’. Não tem tempo para cozinhar e acaba comendo muitas vezes em cadeias de comidas rápidas? Um dos grandes problemas deste tipo de alimentos é a falta de fibras, que estimulam a contração do intestino, reduzindo o tempo de trânsito dos alimentos, e como absorvem água, amolecem as fezes. As fibras são ainda importantes no controle do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue. O recomendado é consumir 25 g de fibras por dia.

2. Passar o dia sem beber água. Se até consome fibra, mas esquece de beber água, a ‘cura pode ser pior do que a doença’. Sem líquidos as fibras deixam o intestino ressecado, dificultando a saída das fezes. Beba dois litros de água por dia.

3. Comer muitas barras de proteína. É muito prático fazer estes lanches antes e depois do treino ou sempre que sente vontade, mas em excesso a proteína prejudica os rins e perturba os intestinos. Por isso, nada de exageros.

4. Evitar gordura a todo o custo. Faz bem evitar as gorduras saturadas e provenientes de frituras e óleos, mas as gorduras saudáveis, de alimentos como azeite, abacate ou peixes, é essencial para o corpo conseguir absorver as vitaminas lipossolúveis - como as A, D e E, que são importantes para a saúde da pele, do cabelo e dos ossos. No entanto também não precisa exagerar.

5. Ser saudável a ponto de exagerar. Só come alimentos com excelentes propriedades nutricionais? Ótimo, mas isso não quer dizer que possa comê-los em excesso. Alimentos saudáveis como a batata doce ou os carboidratos integrais podem provocar muitos gases quando consumidos em excesso.

6. Atrasar as idas ao banheiro. Mesmo quando sente vontade, evita fazer cocô quando está no local de trabalho ou fora de casa e por isso segura até a vontade passar? Atenção: a prisão de ventre pode lhe atacar. Quanto mais tempo as fezes forem retidas, mais água perdem e endurecem, o que pode tornar as idas ao banheiro bastante dolorosas. O ideal é ir sempre que sente vontade.

7. Passar o dia sentado. Vai para o trabalho de carro, passa a maior parte do dia sentado e assim que chega em casa vai para o sofá? Agora faça as contas para saber quantas horas os seus intestinos e outros órgãos passam comprimidos. Passar tanto tempo sentado incentiva o mau trânsito intestinal, gases e prisão de ventre. Tente levantar-se mais da cadeira e andar a pé sempre que tiver oportunidade, o seu intestino e toda a sua saúde agradecem!

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório