Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Egito registra aumento de prisões por blasfêmia

Apesar de acontecerem sob um Estado laico, as punições cresceram de três em 2011, para 21 em 2015

Egito registra aumento de prisões por blasfêmia
Notícias ao Minuto Brasil

06:56 - 05/07/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Regime

Os tribunais egípcios têm distribuído, nos últimos anos, condenações baseadas no artigo 98 de seu Código Penal, que pune a blasfêmia. Apesar de acontecerem sob um Estado laico, as punições cresceram de três em 2011, para 21 em 2015.

De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, por um vídeo de 30 segundos imitando uma oração, quatro adolescentes cristãos foram condenados a cinco anos de prisão. Por criticar o sacrifício de animais em uma celebração islâmica. Já em outro caso, uma escritora recebeu três anos de punição.

Os julgamentos, criticados por organizações de defesa dos direitos humanos, aumentaram desde a eleição do islamita Mohammed Mursi, ligado à Irmandade Muçulmana, para presidente. Apesar da população conseguir tirá-lo do poder indo às ruas em 2013, fora eleito ainda no mesmo ano, o militar Abdel Fattah al-Sisi, que tem ampliado a repressão usando a religião como argumento.

Um dos casos mais emblemáticos é o dos adolescentes do vilarejo de Bani Mazar, ao sul do Cairo. Em 2015, eles gravaram um vídeo ridicularizando a organização terrorista Estado Islâmico. Na cena, imitavam a reza islâmica. Meses depois, colegas muçulmanos viram o arquivo.

O povoado enfureceu-se diante do que foi considerado desrespeito ao islã. Os jovens foram acusados de blasfêmia e condenados a cinco anos de prisão. Hoje estão foragidos em outro país.

Campo obrigatório