Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Líderes do Mercosul se reúnem de olho em acordo com a UE

Grupo também deve ratificar aproximação com Aliança do Pacífico

Líderes do Mercosul se reúnem 
de olho em acordo com a UE
Notícias ao Minuto Brasil

11:56 - 21/07/17 por ANSA

Mundo Encontro

Um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia está próximo de ser realizado e já se trabalha em sua "fase final", informou nesta quinta-feira (20) o chanceler argentino Jorge Faurie.

O pacto comercial entre os blocos pode ser assinado no fim do ano e deve ser o marco da reunião iniciada nesta sexta-feira (21) na cidade argentina de Mendoza.

+ Com Temer, Brasil assume presidência temporária do Mercosul

"Esta reunião do Mercosul servirá, entre outras questões, para nos prepararmos para fazer o processo de integração com a União Europeia, que se encontra na fase final, com a ideia de que no fim do ano poderemos celebrar esse acordo de livre comércio", afirmou Faurie.

Ele ainda acrescentou que esse pacto "representa o crescimento de nosso comércio em todas as ordens, sobretudo no que seja o 'agrobusiness', comércio agropecuário, alimentos, mas também a incorporação da tecnologia e maquinaria para levar adiante uma transformação produtiva do bloco".

O ministro das Relações Exteriores argentino ainda lembrou que, em um seminário realizado em março por membros do Mercosul, foram avaliados os avanços da negociação entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico - que conta com Chile, Peru, Colômbia e México - outra meta dos presidentes sul-americanos.

"Os presidentes fecharam no início do ano um acordo que deu o impulso político e agora há uma meta na rota para ser seguida e para coincidir com os processos de integração. Os elementos sobre os quais nós teremos que trabalhar são bastante parecidos àqueles que estamos trabalhando no Mercosul, isto é, eliminar barreiras de comércio, integrando cadeias de valor na parte produtiva", explicou Faurie.

Ao chegar ao encontro desta sexta como convidada, a presidente chilena, Michele Bachelet, declarou que está feliz com a aproximação do Mercosul com a Aliança do Pacífico. Para a mandatária, que é uma entusiasta de um acordo, o Pacífico "não pode virar as costas" para o Atlântico e vice-versa. (ANSA)

Campo obrigatório