Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Chega de Merkel', diz opositor uma semana antes de debate na Alemanha

Candidato social-democrata não poupou a atual primeira-ministra

'Chega de Merkel', diz opositor uma semana antes de debate na Alemanha
Notícias ao Minuto Brasil

14:47 - 28/08/17 por Folhapress

Mundo Notícias do Mundo

A quatro semanas da eleição alemã e uma semana antes do primeiro debate entre os principais adversários pela cadeira de primeiro-ministro do país, as emissoras públicas de televisão ARD e ZDF realizaram, neste domingo (28), entrevistas com Martin Schulz, do SPD (Partido Social-Democrata), e Angela Merkel, da CDU (União Democrata-Cristã).

Enquanto a atual chefe alemã se esquivou de mencionar o nome do adversário, o oponente partiu pro ataque. "Chega de Angela Merkel, já tivemos um período assim, entre 1994 e 1998, no último mandato de [Helmut] Kohl, quando vivíamos anos de estagnação e agonia política."

O candidato social-democrata não poupou a atual primeira-ministra e, em outros momentos da entrevista, voltou a criticá-la. "Merkel não tem plano algum", afirmou o Schulz, em referência proposta do país para evitar emissão de poluentes por automóveis movidos a diesel.

+ Secretário-geral da ONU defende 'sonho' de uma Estado Palestino

Merkel, por sua vez, não deixou o nome do oponente escapar de sua boca em nenhum momento. Quando questionada sobre a proposta de Schulz para uniformizar o sistema de ensino no país, a primeira-ministra disse achar importante que todos os partidos se preocupem com o tema educação.

Ao final da entrevista com Merkel, a apresentadora Bettina Schausten mencionou as críticas feitas por Schulz no programa da ARD (que foi veiculado meia hora antes) e comentou o fato da primeira-ministra em não citá-lo durante toda a conversa. "Você ainda não me perguntou nada sobre Martin Schulz. Eu uso essas duas palavras na minha boca com prazer", respondeu a primeira-ministra em tom de brincadeira. (Folhapress)

Campo obrigatório