Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Irã acusa Trump de 'interferência grotesca' em protestos

Acusação foi incluída em carta enviada para líder da ONU

Irã acusa Trump de 'interferência grotesca' em protestos
Notícias ao Minuto Brasil

13:30 - 04/01/18 por Ansa

Mundo Opinião

O embaixador iraniano nas Nações Unidas, Gholamali Khosroo, enviou uma carta ao secretário-geral da entidade, Antonio Guterres, em que acusa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice, Mike Pence, de fazer uma "interferência grotesca nos assuntos internos" de seu país por conta dos protestos anti-governo.

+Trump extingue comissão sobre fraude eleitoral 

No documento, o iraniano afirma que a Casa Branca "cruzou todos os limites nas regras e princípios da lei internacional que governam a conduta civilizada das relações internacionais". Para Khosroo, os "tuítes absurdos" de Trump e de Pence "incitaram iranianos em atos disruptivos".

Os protestos começaram na cidade iraniana de Mashhad em 28 de dezembro, com uma pauta que criticava a alta inflação e a falta de emprego, mas logo se espalharam pelo país em ações contra o governo de Hassan Rohani e o guia supremo aiatolá Ali Khamenei.

Mais de 20 pessoas morreram durante as manifestações e o governo acusou "inimigos do Islã" e "ameaças externas" de estarem por trás dos atos. Nesta quinta-feira (4), no entanto, há poucos registros de atos públicos. Com informações da Ansa. 

Campo obrigatório