Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Secretário dos EUA vai a Coreia do Norte discutir nuclearização

É a terceira visita de Mike Pompeo de Estado dos EUA ao país

Secretário dos EUA vai a Coreia do Norte discutir nuclearização
Notícias ao Minuto Brasil

13:07 - 03/07/18 por Ansa

Mundo pompeo

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, embarcará para a Coreia do Norte nesta quinta-feira (5), em sua terceira visita oficial a Pyongyang, para conversar com o líder Kim Jogn-un sobre um plano concreto para a desnuclearização da península.

Leia também: Portugal cria decreto para ajudar a regulamentação de imigrantes ilegais

O anúncio da reunião veio em entrevista coletiva da porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, que afirmou que Pompeo vai "continuar o atual e importante trabalho de desnuclearização da península coreana". O objetivo é reduzir as tensões, buscar estabelecer prazos para desmantelar o programa nuclear e seguir com a conversa iniciada em 12 de junho entre Kim e o presidente norte-americano, Donald Trump, no encontro de Singapura.

A viagem termina dia 7 de julho, mas continua a missão de Pompeo, que visitará também Tóquio (7-8 de julho), Hanoi (8-9 de julho), Abu Dabhi (9-10 de julho) e Bruxelas (10-12 de julho).

Em Tóquio, o secretário de Estado vai discutir com os líderes políticos do Japão e da Coreia do Sul o "empenho compartilhado em verificar a finalizada desnuclearização do Norte, além de questões bilaterais e regionais". O mesmo tema será conversado em Hanoi.

Já em Abu Dhabi, o foco é o fortalecimento da ligação Estados Unidos-Emirados Árabes Unidos, tanto em economia quanto em segurança. Em Bruxelas, Pompeo e o presidente Trump irão à cúpula da OTAN, que terá em sua pauta os gastos militares de cada país da aliança, além de um encontro da coalizão contra o Estado Islâmico. (ANSA)

Campo obrigatório