Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jornalista é assassinado no México durante posse do novo presidente

O porta-voz do governo mexicano, Jesus Ramirez, adiantou que a vítima foi identificada como Jesus Marquez Jimenez, do jornal Orion Informativo

Jornalista é assassinado no México durante posse do novo presidente
Notícias ao Minuto Brasil

05:16 - 04/12/18 por Lusa

Mundo em Nayarite

Um jornalista foi assassinado no estado de Nayarite, no México, no dia da tomada de posse do novo presidente do país, Andrés Manuel Lopez Obrador, anunciou, nessa segunda-feira (3), a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras. Citado pela agência AP, o porta-voz do governo mexicano, Jesus Ramirez, adiantou que a vítima foi identificada como Jesus Marquez Jimenez, do jornal Orion Informativo.

A mesma fonte informou que o governo de Andrés Obrador "lamenta profundamente" a morte do jornalista.

A organização Repórteres Sem Fronteiras adiantou que o jornalista foi alvejado até a morte, acrescentando que Jesus tinha, recentemente, denunciado ligações de políticos locais a cartéis de droga.

+ Avião cai sobre casa e deixa mortos e feridos no México

Segundo a ONG, pelo menos dez jornalistas foram mortos no México este ano. Já durante os seis anos da administração do anterior presidente, Enrique Pena Nieto, foram assassinados 30 jornalistas.

Eleições

Andrés Manuel Lopez Obrador foi eleito com mais de 53% dos votos como candidato por uma coligação progressista de esquerda. Obrador prometeu fortes reformas econômicas no México, a partir de um plano de investimento público, e maior igualdade social, com a duplicação do valor das pensões de reforma.

A eleição de Andrés Obrador aconteceu à terceira tentativa, depois de ter falhado as candidaturas em 2006 e 2012, e após ter abandonado o governo local da capital, Cidade do México, que liderou entre 2000 e 2005. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório