Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inabilidade política gera debate antes de voto sobre Dilma

O ex-presidente e senador Fernando Collor, que sofreu impeachment em 1992, se opôs a proposta de defesa de Dilma de "separar" as sanções

Inabilidade política gera debate antes de voto sobre Dilma
Notícias ao Minuto Brasil

12:21 - 31/08/16 por Notícias Ao Minuto

Política Impeachment

A bancada do PT no Senado ameaça não assinar a sentença de julgamento de impeachment da presidente Dilma Rousseff caso ela seja inabilitada de assumir quaisquer cargos públicos nos próximos oito anos.   

O ex-presidente e senador Fernando Collor, que sofreu impeachment em 1992, se opôs a proposta de defesa de Dilma de "separar" as sanções. Collor relembrou de seu próprio julgamento e destacou que a Constituição prevê que o impeachment tenha como consequência a perda de mandato e inabilitação política.   

O ex-mandatário ainda argumentou que, em 1992, ele também não queria perder seus direitos políticos, mas que respeitou a legislação.   

Collor destacou que a lei é a mesma e alertou para o perigo de serem aplicados "dois pesos e duas medidas".   

"Naquele momento eu tentava não ter meus direitos políticos suspensos e minha inabilitação, mediante um instrumento absolutamente legal, a carta da renúncia", apontou, acrescentando que "agora se quer dar uma interpretação fatiada à Constituição". (ANSA)

Leia também: Defesa de Dilma apresentará recurso para abrandar condenação

Campo obrigatório