Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em meio a crise, Temer quer trocar softwares livres por Microsoft

O jornalista Pedro Doria, da área de tecnologia do jornal Estadão, afirma que "nenhum argumento técnico justifica esta mudança"

Em meio a crise, Temer quer trocar softwares
livres por Microsoft
Notícias ao Minuto Brasil

12:30 - 11/11/16 por Notícias Ao Minuto

Política Gastos

Enquanto prega a responsabilidade nos gastos públicos, o governo de Michel Temer quer trocar os softwares livres e de código aberto, que são instalados gratuitamente e usados desde o governo Lula nas dependências do Planalto e em órgãos públicos, pelos pagos - e caros - da Microsoft. Em artigo no Estado de S. Paulo nesta sexta-feira (11), o jornalista Pedro Doria, da área de tecnologia, afirma que "nenhum argumento técnico justifica esta mudança".

Ainda segundo o colunista da Estadão, "no mínimo será um custo desnecessário na casa das centenas de milhões de reais". Ele diz que o argumento do governo é a segurança, mas o descontrói, mostrando que os produtos da Microsoft não trariam mais segurança ao governo.

"Esses pacotes da Microsoft são como um vício. São programas muito caros, com muitas funções, a maioria desnecessárias para quase todos os usuários, e, no entanto, todo mundo usa sem saber explicar bem o porquê. As mesmas atividades podem ser desempenhadas por muito menos dinheiro sem sacrificar nada", escreve Doria.

"Em um tempo de cortes de gastos, é inconcebível que se torre dinheiro com um único fornecedor para resolver problemas que não existem", acrescenta o jornalista. "Independentemente do dinheiro gasto com estes novos programas, ainda haverá o custo da transição. Milhares de instalações, treinamento, conversão de arquivos, talvez novos equipamentos. Tudo por uma escolha filosófica", expõe.

"Nada justifica que um governo de transição, em meio a uma crise econômica, tome uma decisão que custe tão caro e com tamanho impacto futuro", conclui.

Leia também: Temer deve gastar R$ 1,2 bilhões em segurança

Saiba mais notícias de Política aqui. 

Campo obrigatório