Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que são as 'passkeys'? Conheça a nova alternativa as senhas

O Google e a Apple estão entre as empresas que têm mostrado mais interesses

O que são as 'passkeys'? Conheça a nova alternativa as senhas
Notícias ao Minuto Brasil

12:00 - 30/10/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Segurança

Há anos que os usuários de dispositivos eletrônicos e plataformas digitais reclamam das palavras-passe. Além de não serem 100% seguras, o fato de ser recomendável que cada registro tenha uma palavra-passe própria torna difícil gerenciar várias senhas.

Mas parece que a situação está prestes a mudar. Algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como o Google e a Apple, estão em processo de transição para as "passkeys".

Mas o que são as "passkeys"? O que elas têm de diferente das tradicionais palavras-passe? E são realmente mais seguras?

A grande diferença em relação ao método de login atual é que as "passkeys" dispensam o uso de nome de usuário e senha. Para entrar em um aplicativo ou site que requer inscrição, basta usar o mesmo PIN com o qual você desbloqueia seu telefone ou sua informação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial.

Isso significa que, mesmo que alguém saiba algumas de suas senhas, não poderá entrar em uma rede social ou plataforma de comércio eletrônico, pois precisará autenticar sua identidade com impressão digital, reconhecimento facial ou código PIN.

As "passkeys" são consideradas um método muito melhor de autenticação de segurança, pois não só não podem ser compartilhadas publicamente sem seu consentimento, como também ninguém pode adivinhar para ter acesso às suas informações.

É importante lembrar que tanto o Google quanto a Apple estão gradualmente adotando as "passkeys" como método de segurança em seus sistemas, então é provável que você comece a vê-las cada vez mais.

Leia Também: Fãs da Apple têm motivos para ficarem animados com o evento ‘Scary Fast’

Campo obrigatório