Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pesquisadores descobrem 'farol' da Via Láctea

Cientistas conseguiram calcular distância entre a Terra e uma das estrelas de nêutrons mais distantes da nossa galáxia

Pesquisadores descobrem 'farol' da Via Láctea
Notícias ao Minuto Brasil

20:49 - 22/08/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Uma equipe de astrônomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância entre a Terra e o pulsar 2S 1553-542 - um das estrelas de nêutrons da Via Láctea mais distantes do nosso planeta. A descoberta foi publicada num artigo da revista Montly Noticies of the Royal Academy of Sciences.

Embora o corpo celeste tenha sido descoberto em 1975, o pulsar atraía atenção de pesquisadores porque sua estrela estava invisível, o que indicava que não permitia calcular a distância da Terra até lá. Um 'relâmpago' detectado no fim de 2015 permitiu descobrir não uma, mas cinco estrelas no local onde se prevê que esteja o pulsar.

O sinal de luz foi emitida por um cefeída, espécie de farol espacial que permite estimar distâncias entre dois corpos celestes. Com essa ajuda, os pesquisadores descobriram que a estrela fica a algo entre 65 e 78 mil anos-luz da Terra, no lado oposto da galáxia, num dos extremos da constelação de Sagitário. É o pulsar e estrela dupla de raio X mais distante que se conhece até hoje, segundo informações do SputnikNews.

Campo obrigatório