Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Google vai oferecer tour virtual pela Câmara dos Deputados

Equipe da empresa de tecnologia registrou imagens das obras de arte da Casa no último fim de semana (17 e 18)

Google vai oferecer tour virtual pela 
Câmara dos Deputados
Notícias ao Minuto Brasil

21:33 - 20/12/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Street View

A Câmara dos Deputados vai ser tornar o primeiro espaço político do país a integrar a plataforma Google Arts & Culture, que mostra museus e projetos arquitetônicos de todo o mundo. Imagens em 360 graus de um dos centros do poder do Brasil também estarão dospiníveis por meio do Google Street View a partir do próximo ano.

Segundo informações do Correio Braziliense, uma equipe do Google esteve na Casa no último fim de semana (17 e 18) para registrar as imagens.

Entre os locais incluídos no tour virtual, estão o Salão Verde, os corredores dos gabinete e o Plenário. O mesmo tipo de "passeio" pode ser feito em locais como a Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos.

“Um dos maiores benefícios é tornar acessível virtualmente o conteúdo de imagem que a Câmara gera do ponto de vista cultural e histórico. Por exemplo, exposições e mostras realizada na Casa podem compor o canal”, explica a diretora executiva da Secretaria de Comunicação da Câmara, Gisele Rodrigues.

Duas câmeras foram utilizadas para mapear a Câmara. “Uma fez o Street View, a parte de navegar pelo local. Ela fica em um carrinho, como os de supermercado, mas da altura de uma pessoa", afirma o gerente de projetos do Google Street View para a América Latina, Tomas Nora. "Quando chega a um local, a gente para, e uma câmera giratória bate quatro fotos ao redor, finalizando o 360 graus. São vários giros dessa câmera até cobrir todo o espaço."

O equipamento usado para fotografar as obras de arte é ainda mais avançado. “A Art Camera é usada somente para as obras de arte. É uma câmera com tecnologia gigapixel, ou seja, são mais de 1 milhão de pixels. É possível notar até a pincelada do autor e a textura de uma tela”, diz Nora.

Das 88 obras de arte estão no acervo da Casa, 50 estarão disponíveis a partir de fevereiro. As outras peças serão digitalizadas pela própria Câmara.

LEIA TAMBÉM: Brasil fica em 87º lugar em ranking da internet mais rápida

Campo obrigatório