Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Herói acidental' de 22 anos conseguiu travar ciberataque

Com a ajuda de empresa de segurança, jovem diminui impacto para países como Estados Unidos

'Herói acidental' de 22 anos conseguiu travar ciberataque
Notícias ao Minuto Brasil

05:45 - 14/05/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Reino Unido

Um jovem de 22 anos foi, neste sábado (14), elogiado pela imprensa internacional por ter parado a propagação do ciberataque que, desde sexta-feira (13), atingiu empresas de telecomunicações e energia de todo o mundo, com malware ativado para agir em escala mundial.

De acordo com o Guardian, o dono da conta do Twitter ‘MalwareTechBlog’, um especialista inglês de segurança eletrônica, de apenas 22 anos, conseguiu encontrar e ativar uma espécie de interruptor que travou a propagação do ‘ransomware’ (software malicioso que rouba dados de um computador, exigindo dinheiro para devolvê-los).

O jovem contou com a ajuda de Darien Huss, da empresa de segurança Proofpoint. O interruptor foi escondido no malware pelo próprio criador, para o caso de querer pará-lo. O jovem descobriu o fato por meio de uma URL de nome estranho que não estava registrada. Ao registrar o domínio, com 10 euros (cerca de R$ 40), o inglês travou o vírus automaticamente.

"Confesso que não sabia que registrando o domínio pararia o malware até fazê-lo, então, inicialmente, foi acidental", escreveu o jovem no Twitter. Assim que o fez, o domínio que acabara de comprar começou a registar milhares de ligações por segundo, ou seja, todos os computadores que estavam sendo infectados. O interruptor foi ativado e a propagação do vírus travada.

“É o herói acidental do momento. Nem percebeu o quanto deve ter abrandado a propagação deste ransomware”, indicou um especialista da Proofpoint.

Embora vários países já tivessem sido afetados pela propagação (principalmente na Europa eÁsia), os Estados Unidos, por exemplo, tiveram tempo para desenvolver uma barreira contra o ataque.

Vale lembrar que a Europol, gabinete europeu de polícias, informou, em nota, que este ataque “é de um nível sem precedentes e vai exigir uma investigação internacional complexa para identificar os culpados”.

Leia também: Ataque cibernético também ocorreu no Brasil 'em grande quantidade'

Campo obrigatório