• 03 MAIO 2024

Ondas gravitacionais inéditas poderão revelar origem do universo

Cientistas notaram ondas de gravidade causadas pela colisão de duas estrelas de nêutrons derivadas do colapso de estrelas supergigantes

Ondas gravitacionais inéditas poderão revelar origem do universo

11:14 - 25/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

O sinal de uma galáxia localizada a 130 milhões de anos-luz da Terra poderá apresentar novos dados sobre a origem das estrelas.

Cientistas de importantes observatórios espaciais declaram que encontraram um tipo completamente novo de perturbações no espaço-tempo que poderão lançar luz sobre a origem do universo, informa a revista New Scientist.

O fenômeno das ondas de gravidade foi previsto por Albert Einstein na sua teoria da relatividade. Essas ondas são geradas quando se libertam grandes quantidades de energia após a colisão entre dois objetos de enorme densidade, como os buracos negros, oferecendo informação relevante sobre a origem das estrelas.

Até agora as ondas de gravidade foram observadas diretamente por três vezes, a primeira em 14 de dezembro de 2015. Em todos os casos, elas foram produto de colisões entre buracos negros.

+ Modelo retrô do Super Nintendo permitirá rebobinar games

No entanto, os cientistas do observatório espacial norte-americano LIGO e do europeu VIRGO declararam que descobriram uma nova fonte de perturbações gravitacionais causadas pela colisão de duas estrelas de nêutrons derivadas do colapso de estrelas supergigantes.

Para comprovar a fonte das ondas, os cientistas apontam seus telescópicos, incluindo o Hubble, à galáxia NGC 4993 e coordenam a recolha de dados. Segundo os astrônomos, o sinal, que tem sua origem em uma estrela de nêutrons dessa galáxia, fica a 130 milhões de anos-luz da Terra.

+ Sonda Curiosity encontra nova evidência sobre possível vida em Marte

O porta-voz do observatório LIGO informou que "uma importante observação está prestes a se concluir" em 25 de agosto, sublinhando que espera publicar uma nova informação de grande relevância nessa data. Com informações do Sputnik.